Direito, História e Literatura: reflexões a partir da obra de João Gumes

Autores

  • Roberto Henrique Pôrto Nogueira Universidade Federal de Ouro preto e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Maria Lúcia Pôrto Silva Nogueira Universidade do Estado de São Paulo – USP e Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-381X.2012v1n1p09-26

Palavras-chave:

Direito, Literatura, fontes históricas, dialogismo, princípios.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar algumas reflexões sobre as possibilidades de diálogo entre o Direito, História, Literatura, passando por considerações sobre os conceitos de cultura, língua, linguagem e literatura, para se chegar à discussão dos caminhos metodológicos possíveis numa abordagem deste tipo. Considerando que as produções literárias (por ora especialmente os romances), podem constituir-se em fontes históricas de grande potencial para o estudo de um contexto jurídico-social de uma determinada época, são apresentados aqui pontos de vista de vários autores que elucidam a questão e apontam para um fértil “dialogismo” entre esses campos de conhecimento. Preservadas as especificidades de tais fontes, é possível realizar um trabalho historiográfico sério e comprometido com o rigor metodológico. O teste das hipóteses acontece por breve análise da obra de João Gumes, no Alto Sertão Baiano do início do Século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Henrique Pôrto Nogueira, Universidade Federal de Ouro preto e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorando e mestre em Direito Privado pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Direito Tributário pela Faculdade Milton Campos. Professor em Dedicação Exclusiva do Curso de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto/Minas Gerais. Bolsista CAPES. portonogueira@gmail.com.

Maria Lúcia Pôrto Silva Nogueira, Universidade do Estado de São Paulo – USP e Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

Doutoranda em História Social pela Universidade do Estado de São Paulo – USP. Mestre em História Social pela PUC/SP. Especialista em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora da Universidade Estadual da Bahia – Campus VI – Caetité/Bahia.

mluciaporto@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2012-09-27

Como Citar

Nogueira, R. H. P., & Nogueira, M. L. P. S. (2012). Direito, História e Literatura: reflexões a partir da obra de João Gumes. Interfaces Científicas - Direito, 1(1), 09–26. https://doi.org/10.17564/2316-381X.2012v1n1p09-26

Edição

Seção

Artigos