FANFICTIONS COMO OBJETO ESTIMULADOR DA CRIATIVIDADE NA DISCIPLINA DE MÉTODOS E TÉCNICAS PARA A PRODUÇÃO DE IDEIAS

Autores

  • Tainá Oliveira da Cruz Universidade Tiradentes - UNIT
  • Cristiane de Magalhães Porto Universidade Tiradentes - UNIT

Palavras-chave:

Educação. Fanfiction. Publicidade e Propaganda

Resumo

A criatividade está presente no cotidiano dos sujeitos. É comum utilizar-se de ideias criativas para solucionar pequenos problemas, tanto na vida pessoal como na profissional. Ao publicitário cabe incentivar constantemente a sua criatividade para desenvolver campanhas interessantes e efetivas que consigam alcançar o seu público-alvo. Como o ser humano não consegue guardar todas as informações recebidas ao longo do dia, a marca precisa passar uma mensagem que gere identificação e fique fixada na mente do sujeito. Não basta pesquisas e estudos para achar a mensagem perfeita, é necessário também o uso da criatividade. Assim, os publicitários buscam diversos métodos para combater a falta de criatividade como ouvir músicas, caminhar, conversar e, também, a participação em workshops para aprender técnicas práticas que sejam úteis, como a técnica dos Seis Chapéus do Pensamento. Algumas das técnicas podem ser aprendidas ainda durante a faculdade, como a Universidade Tiradentes, que oferta em seu curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, dinâmicas reimaginadas para o ensino, traz a disciplina Métodos e Técnicas para a Produção de Ideias, que visa incentivar o uso de técnicas para despertar a criatividades nesses alunos que levam-as para sua vida profissional. Assim, com autores como Predebon (2010), Alencar e Fleith (2009), Jamison (2017) e outros, o presente artigo apresenta uma nova ferramenta para ser utilizada na disciplina, ao buscar incentivar a criatividade através do uso de Fanfictions.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tainá Oliveira da Cruz, Universidade Tiradentes - UNIT

Bacharela em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (UNIT/SE). Membra do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias da Informação e Cibercultura (GETIC/CNPq) da Universidade Tiradentes – Unit/SE. E-mail: taina.cruz@hotmail.com.

Cristiane de Magalhães Porto, Universidade Tiradentes - UNIT

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade – UFBA. Mestrado em Letras e Linguística – UFBA. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP. Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 e faz parte do Comitê de Assessoramento de Divulgação Científica do CNPq. Pós-doutorado em Educação – UERJ. Coordenadora do Programa de Estímulo a Mobilidade e ao Aumento da Cooperação Acadêmica da Pós-Graduação (PROMOB-FAPITEC/CAPES – UNIT/UERJ/UFSC). É professora do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes – Unit. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq).

Downloads

Publicado

2019-10-09

Como Citar

da Cruz, T. O., & Porto, C. de M. (2019). FANFICTIONS COMO OBJETO ESTIMULADOR DA CRIATIVIDADE NA DISCIPLINA DE MÉTODOS E TÉCNICAS PARA A PRODUÇÃO DE IDEIAS. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 5(3), 125. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/7256

Edição

Seção

Artigos