ENSINO JURÍDICO: DISTINÇÕES ENTRE OS SISTEMAS DE ARBITRAGEM, MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO NO NOVO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO COMO INSTRUMENTOS EFETIVOS DE PACIFICAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL

Autores

  • Thiago Passos Tavares Universidade Tiradentes http://orcid.org/0000-0001-5997-5089
  • Marlton Fontes Mota Universidade Tiradentes
  • Hannah Silva Linhares Universidade Tiradentes
  • Ana Luísa Lopes Mariano Universidade Tiradentes
  • Ellen Fumagali Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Ensino Jurídico, Arbitragem, Conciliação, Mediação, Pacificação

Resumo

O objetivo principal que circula esta pesquisa é o de distinguir os principais sistemas consensuais de resolução de impasses, quais sejam, a arbitragem, a mediação e a conciliação evidenciados no atual Código de Processo Civil brasileiro. Justifica-se este estudo, por sua relevância na prática dos profissionais do direito, visto que, os supracitados institutos são instrumentos essenciais e elementares na efetivação de pacificação social refletindo na vida das pessoas que vivem em sociedade. A metodologia ora utilizada no estudo, quanto à modalidade de pesquisa foi a exploratória e a bibliográfica. O tipo de pesquisa que foi contemplado é o exploratório e o método consagrado fora o dedutivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Passos Tavares, Universidade Tiradentes

Mestrando em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes. Especialista em Direito Público pela Estácio de Sá. Bacharel em Direito da Univeridade Tiradentes.  Pós-Graduado em Administração Pública Municipal da Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade Estácio de Sá - FASE. Graduado em Gestão Pública pela Unit. Advogado. Atualmente trabalha como Coordenador do Curso de Administração na Diretoria de Educação à Distância do Instituto Federal de Sergipe e Conciliador na Justiça Federal de Sergipe.

Marlton Fontes Mota, Universidade Tiradentes

Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes - SE (2012), possui título de Especialista em Direito Processual Civil - Faculdade Unhyana - BA (2007) e é graduado em Direito pela Universidade Tiradentes em Sergipe (2002). É graduado em Administração de Empresas pela Universidade Tiradentes de Sergipe (1992). É professor do Curso de Direito da Universidade Tiradentes - SE, e Professor da Pós graduação em Direito Processual, da Universidade Tiradentes, nas disciplinas Direito Processual Civil (Conhecimento, Procedimentos Especiais, Cautelares e Recursos), Professor da Pós-graduação da Faculdade de Sergipe (FASE-ESTÁCIO), na área de Processo Civil. Atualmente é Secretário Geral da Comissão de Educação Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Sergipe (SE), Assessor da Coordenação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Direito da Universidade Tiradentes. Coordenador de Projetos de Iniciação Científica (Provic-Unit) da Universidade Tiradentes (SE) - 2017. Pesquisador-Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Gênero, Direitos Humanos e Diversidade Sexual - 2017.

Hannah Silva Linhares, Universidade Tiradentes

Graduanda em Direito

Ana Luísa Lopes Mariano, Universidade Tiradentes

Graduanda em Direito

Ellen Fumagali, Universidade Tiradentes

Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes. Advogada. Membro em Diretório de Pesquisa Cadastrado no CNPQ- Novas Tecnologias e o Impacto nos Direitos Humanos. Membro do Núcleo Estruturante do Corpo Docente da Universidade Tiradentes. Editora Executiva da Revista Cadernos de Graduação da Universidade Tiradentes.

Downloads

Publicado

2019-03-18

Como Citar

Tavares, T. P., Mota, M. F., Linhares, H. S., Mariano, A. L. L., & Fumagali, E. (2019). ENSINO JURÍDICO: DISTINÇÕES ENTRE OS SISTEMAS DE ARBITRAGEM, MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO NO NOVO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO COMO INSTRUMENTOS EFETIVOS DE PACIFICAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 5(2), 121. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/6095

Edição

Seção

Artigos