LEGALIZAÇÃO DAS DROGAS NO BRASIL: ANALISE DA EXPERIÊNCIA AMERICANA.

Autores

  • Luana Azevedo Unit
  • Lucas Santos Sampaio de Sousa UNIT
  • José Eduardo de Macedo Santana UNIT

Palavras-chave:

Liberdade individual, legalização.

Resumo

Incumbe aos doutrinadores de Direito analisar os fatos sociais e a interdicisplinaridade com outras áreas que podem fugir ao seu conhecimento. Nesse ínterim, a busca de uma solução mais adequada e eficiente para os cidadãos brasileiros é função do Estado como garante a constituição de 1988, suas condutas devem ser um dos focos principais dos juristas e pesquisadores do nosso país. No que tange ao tema trabalhado nesse artigo, é explorada uma linha de pensamento pouco abordada fora do meio acadêmico, seja por desconhecimento ou falta de estudo. O consumo de drogas, a guerra as drogas e a extrema criminalização de tais atos geram inúmeras mazelas sociais que resultam em um Estado que não se restringe a uma de suas funções essenciais que é a segurança e a garantias de direitos fundamentais como a dignidade da pessoa humana e a liberdade individual, por exemplo. Com esse artigo, tem-se como objetivo analisar com profundidade as causas e as consequências da guerra às drogas, e as possíveis alternativas aos problemas provocados pela mesma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Eduardo de Macedo Santana, UNIT

Prof. M.Sc. José Eduardo de Macedo Santana (Doutorando em Direito pela Univ. Presbiteriana Mackenzie – SP; Mestre em Direito Constitucional pela Univ. Federal do Ceará - UFC; Especialista em Direito Processual Civil pela Univ. Tiradentes – UNIT; Graduado em Direito pela Univ. Federal de Sergipe – UFS)

Downloads

Publicado

2019-03-18

Como Citar

Azevedo, L., Sampaio de Sousa, L. S., & Santana, J. E. de M. (2019). LEGALIZAÇÃO DAS DROGAS NO BRASIL: ANALISE DA EXPERIÊNCIA AMERICANA. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 5(2), 111. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/6091

Edição

Seção

Artigos