RESISTÊNCIA URBANA EM ARACAJU/SE: A CONQUISTA DO RESIDENCIAL VITÓRIA DA RESISTÊNCIA

Autores

  • Dauane Conceição Santos Santana Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Aracaju, Habitação Social, Ocupação Urbana.

Resumo

No processo de provimento de habitação e no planejamento urbano diversos agentes são influenciadores do meio, dentre eles destacamos o poder público, setor empresarial e as camadas populares. No contexto do que vem sendo imposto pelos planos de habitação, a segregação socioespacial se faz presente e em crescimento no tecido urbano brasileiro, favorecendo o setor imobiliário e desencadeando problemas de acesso e mobilidade, restringindo a liberdade das relações sociais e resultando numa verdadeira luta pela moradia. Diante desse cenário surgiu o Residencial Vitória da Resistência que foi originado a partir de uma ocupação urbana organizada pelo Movimento Nacional de Luta pela Moradia – MNLM, e configura-se numa importante conquista para comunidade que lutou pelo acesso à moradia. Este artigo aborda a relação entre o sistema capitalista e a ocupação do solo urbano, bem como destaca o papel dos movimentos de resistência urbana em meio a busca pelo direito à cidade. Foram demonstrados alguns casos de ocupações e ações realizadas por movimentos de ocupação urbana em prol da promoção de habitação em Aracaju. Para a presente pesquisa foram realizadas pesquisa documental, bibliográfica, pesquisa de campo e entrevistas com a comunidade, setor público e representantes de movimentos sociais. A realização deste trabalho é justificada pela necessidade de dar visibilidade a luta das camadas populares, e da melhoria das condições de habitabilidade da periferia das cidades brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dauane Conceição Santos Santana, Universidade Tiradentes

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Tiradentes (2017). Atualmente é Arquiteta e Urbanista e Técnica em Geoprocessamento da Prefeitura Municipal de Aracaju. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Urbanismo Colaborativo e Práticas Participativas.

Downloads

Publicado

2019-03-18

Como Citar

Santana, D. C. S. (2019). RESISTÊNCIA URBANA EM ARACAJU/SE: A CONQUISTA DO RESIDENCIAL VITÓRIA DA RESISTÊNCIA. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 5(2), 31. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/5852

Edição

Seção

Artigos