Avaliação da aprendizagem nas escolas

Autores

  • Daniella de Jesus Lima Universidade Tiradentes
  • Luciane Cristina da Silva Universidade Tiradentes
  • Maria José de Azevedo Araujo Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Aluno, Professor, Escola

Resumo

A Avaliação da Aprendizagem é um processo no qual o professor observa o desenvolvimento do seu aluno durante todo o período determinado para a unidade, e daí tira as conclusões sobre o conhecimento adquirido pelo discente. Enquanto o exame determina o grau de conhecimento do aluno através de uma prova aplicada em apenas uma aula. São vários os métodos que podem ser utilizados para avaliar o discente, alguns deles são: provas objetivas e dissertativas, debate, relatório, seminário, trabalho em grupo ou individual, pesquisas etc. E além do professor e do aluno, a família do mesmo e toda a equipe pedagógica da escola devem está envolvidos em todo o processo, para que o mesmo traga melhores resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniella de Jesus Lima, Universidade Tiradentes

Graduanda do 5º período do curso de Letras Português pela Universidade Tiradentes (UNIT) e pesquisadora através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC - UNIT) no Projeto Estudo e aplicações de conteúdos transmidiáticos para a Educação a Distância Unit, sob orientação da Profa. Dra. Andrea Versuti.

Luciane Cristina da Silva, Universidade Tiradentes

Graduanda do 5º período do curso de Letras Português pela Universidade Tiradentes (UNIT).

Maria José de Azevedo Araujo, Universidade Tiradentes

Pedagoga / Orientadora Educacional, Especialista em Educação e Mestre em Educação pela UFS. Estatutaria no Município de Aracaju. Professora universitária de cursos de graduação e de pós-graduação. Atua na área da Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e de Pesquisa, Metodologia científica, Didática, Políticas educacionais, Legislação de ensino, Educação básica, Práticas escolares, Inclusão e Diversidade. Líder do grupo de estudos GEPISTAE/UNIT que pesquisa dois eixos temáticos: o eixo de fundamentos teórico-metodológico-pedagógico da educação e o eixo da pesquisa científica na área do ensino religioso. Além de artigos publicados em revistas da área da educação, possui artigos e poemas no site webartigos.com. Publicou os livros: Estágio Supervisionado III, Estágio Supervisionado IV, Organização do Trabalho Pedagógico; Quem Tem Medo do TCC?; Psicologia da Educação; Escrita, Alfabetização e Letramento; História Social da Criança e do Adolescente; Ensino e Pesquisa: Organização de Projetos.

Downloads

Publicado

2013-02-25

Como Citar

Lima, D. de J., da Silva, L. C., & Araujo, M. J. de A. (2013). Avaliação da aprendizagem nas escolas. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 1(2), 49–57. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/443

Edição

Seção

Artigos