Mapeamento do espaço destinado pelos sites da Unit, UFS e Fapitec à divulgação científica

Autores

  • Cristiane de Magalhães Porto Universidade Tiradentes - UNIT/SET
  • Sergio Prado Leite Universidade Tiradentes
  • Edilberto Marcelino da Gama da Gama Neto Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Difusão Científica. Educação. Tecnologias Contemporâneas. Sergipe

Resumo

A divulgação de ciência assume na contemporaneidade um papel importante perante a sociedade que é de disseminar a produção científica para a comunidade. Defende-se que por meio dessa divulgação, utilizando a internet como suporte, ela também pode ajudar na formação ou concretização de uma cultura científica no Brasil a distancia. Este artigo tem como proposta investigar o espaço destinado para a divulgação cientifica em três sites de instituições de Sergipe. Para isso, verificou-se como se caracteriza a divulgação científica das três instituições: Universidade Tiradentes (Unit), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), realizou-se um mapeamento dos espaços que a divulgação científica tem ocupado nestes ambientes virtuais. Descreveu-se a interatividade dos três portais e também a utilização do banco de dados. Por meio do método de abordagem qualitativo foram feitas observações sistemáticas nos sites estudados e notou-se que a divulgação científica ocupada um espaço pequeno nos sites das instituições estudadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane de Magalhães Porto, Universidade Tiradentes - UNIT/SET

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade UFBA. Mestrado em Letras e Linguística UFBA . Atualmente, é professora Titular da Universidade Tiradentes - Unit, atuando como professora do Mestrado em Educação da Instituição. Tem experiência na área multidisciplinar, atua, principalmente, nas disciplinas Metodologia da Pesquisa, Metodologia da Pesquisa em Educação, Cultura Científica e Comunicação Empresarial, em nível de graduação e pós-graduação. Dedica-se ao estudo de cibercultura, disseminação e divulgação da ciência em suporte on-line e impresso.Tem atuado, principalmente, nos seguintes temas: linguagem, comunicação, divulgação científica on-line, cultura e difusão científica, informática, memória, inovação e Internet. Membro efetivo da ABNT no Comitê Brasileiro 14 - Informação e Documentação.

Downloads

Publicado

2015-10-18

Como Citar

Porto, C. de M., Leite, S. P., & da Gama Neto, E. M. da G. (2015). Mapeamento do espaço destinado pelos sites da Unit, UFS e Fapitec à divulgação científica. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 3(1), 257–270. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/2467

Edição

Seção

Artigos