O bullying na escola e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Kathia Cilene Nascimento Universidade Tiradentes.
  • Rita Souza
  • Josefa Santos

Palavras-chave:

Bullying. Agressões. Vítima. Equívocos. Contexto escolar.

Resumo

O presente trabalho discute a problemática referente ao fenômeno do bullying, por ser esse um assunto que tem permeado o contexto escolar. Trata-se de ações/agressões repetitivas cometidas geralmente por um grupo de alunos contra uma vítima, fazendo com que a mesma se sinta acuada, com medo e pensando em abandonar a escola, quando não é acometida por um transtorno emocional que a prejudica por muito tempo. Tem como objetivos analisar o fenômeno do bullying escolar e desmistificar os equívocos no tocante à compreensão do que é de fato o bullying. Os procedimentos metodológicos utilizados no presente artigo giraram em torno da revisão da literatura existente, partindo da análise de obras de autores com grande credibilidade no assunto como Fante (2005), Abramovay (2002), Silva (2010), Pereira (2002), entre outros, e também de uma pesquisa de campo, com a aplicação de questionário fechado para alguns discentes e outro aberto para docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kathia Cilene Nascimento, Universidade Tiradentes.

Graduada em Letras Português (unit), Esp. em Libras (Pio Décimo), Esp. em Linguística (Gama Filho), Aluna regular do Curso de Mestrado em Ciências da Educação (Lusófona).

Downloads

Publicado

2015-10-18

Como Citar

Nascimento, K. C., Souza, R., & Santos, J. (2015). O bullying na escola e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 3(1), 199–212. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/2446

Edição

Seção

Artigos