Representações de licenciandos em pedagogia sobre a relação bioética e formação docente; uma análise a partir do filme “Anjos do Sol”

Autores

  • Elaine Santos
  • Ada Augusta Bezarra
  • Liz Andrade

Palavras-chave:

Formação de Professor, Pilares da Educação, Triângulo pedagógico

Resumo

Este artigo apresenta uma abordagem acerca do tráfico e exploração sexual de Jovens e Crianças por meio de uma pesquisa realizada com 27 futuros (as) ou atuais professores (as) da educação básica, que se encontraram em formação nos 6° período do Curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Tiradentes, durante o primeiro e o segundo semestres de 2011, em articulação com a disciplina Seminário Integrados III. O marco teórico baseia-se em Behrens (2009), Houssaye (2007), Moran (2009) e Nóvoa (2006). As fontes para a construção desse artigo contemplaram livros e a legislação educacional brasileira, além das representações discentes. A pesquisa tem como base metodológica um estudo bibliográfico e de campo, de natureza qualitativa. Conclue-se que estas às discussões atuais são necessárias há formação docente para haver práticas educativas preventivas e reorientação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Santos

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Tiradentes, integrante do grupo de pesquisa GPGFOP- Grupo de estudos em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação dos professores e bolsista do Programa Observatório da Educação pelo Projeto Transeja, vinculado a Universidade Tiradentes.

Ada Augusta Bezarra

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Mestra em Educação pelo IESAE/FGV (RJ). Licenciada em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar. Professor Pleno I do Curso de Mestrado em Educação da UNIT. Coordenadora do Projeto TRANSEJA.

Liz Andrade

Graduada em Pedagogia pela Universidade Tiradentes e bolsista voluntária do grupo de pesquisa GPGFOP- Grupo de estudos em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação dos professores, vinculado a Universidade Tiradentes.

Downloads

Publicado

2012-10-02

Como Citar

Santos, E., Bezarra, A. A., & Andrade, L. (2012). Representações de licenciandos em pedagogia sobre a relação bioética e formação docente; uma análise a partir do filme “Anjos do Sol”. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 1(1), 165–174. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/243

Edição

Seção

Artigos