A AVALIAÇÃO COMO UM INSTRUMENTO DIAGNÓSTICO: UMA REFLEXÃO SOBRE A METODOLOGIA UTILIZADA NAS TURMAS DO 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL RECANTO DE FADA NO MUNICÍPIO DE RIO REAL BAHIA

Gerson Oliveira Pires, Carla Daniela Kohn, Luciano Nascimento Santos

Resumo


Este artigo pauta-se em fazer uma análise sobre os procedimentos avaliativos desenvolvidos pelas educadoras da Escola Municipal Recanto de Fada, que atende às turmas do 4º e 5º anos do ensino fundamental, situada na cidade de Rio Real Bahia. Assim, buscou-se questionar: Qual a importância da avaliação diagnóstica para as professoras que atuam nas turmas do 4º e 5º anos do ensino fundamental? Quais são os instrumentos avaliativos utilizados pelas professoras no cotidiano escolar? Qual a posição da coordenação pedagógica mediante os resultados da avaliação diagnóstica nas turmas do 4º e 5º anos do ensino fundamental? O presente artigo justifica-se por abordar uma temática que ainda não está estagnada e, por isso, há uma relevância muito acentuada sobre a temática “avaliação”, para nutrir de informações aqueles que despertam interesses na área. A metodologia aplicada neste estudo baseou-se em uma pesquisa bibliográfica seguida de uma pesquisa de campo. Podendo constatar neste trabalho desenvolvido que a equipe pedagógica trabalha com a avaliação como instrumento diagnóstico.


Palavras-chave


Avaliação Diagnóstica, Procedimentos Avaliativos, Equipe Pedagógica

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