Obesidade Infantil: um estudo de caso na escola “gênios educação e arte” do município de Barra dos Coqueiros/SE

Autores

  • Antonella Moura Silva Universidade Tiradentes
  • Maria José Nobre dos Santos
  • Zoingridh Vieira dos Santos Faria
  • Jane Cláudia Jardim Pedó

Palavras-chave:

Obesidade, infantil, escola, serviço social

Resumo

O presente estudo busca analisar a incidência de obesidade infantil na escola Gênios Educação e Arte do Município de Barra dos Coqueiros/Se e os fatores sociais relacionados, através da investigação dos hábitos alimentares, atividades cotidianas dos sujeitos e o preconceito vivenciado por crianças obesas. O rápido aumento da incidência de obesidade infantil nos últimos tempos deve ser levado em consideração, pois além de ser analisado como um problema de saúde pública esta poderá ocasionar inúmeras implicações à saúde, desenvolvendo diversas doenças crônicas degenerativas, além de problemas econômicos, sociais e permanência da doença na fase adulta (OMS, 2004). Podendo ser vista como uma expressão da questão social na contemporaneidade que necessita da implantação de políticas públicas para seu enfrentamento. Desta maneira é inerente a atuação do Serviço Social diante dessa problemática, visto que o Assistente Social é um profissional capacitado para trabalhar diante das questões sociais existentes através de ações voltadas para a efetivação dos direitos e execução de políticas. Com a realização da pesquisa constatou-se que os alunos da escola supracitada não têm uma alimentação adequada e não praticam atividade física regularmente, porém não foi constatado casos consideráveis de obesidade infantil, como também ocorrência de bullying em decorrência do sobrepeso.

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Publicado

2012-10-02

Como Citar

Silva, A. M., Santos, M. J. N. dos, Faria, Z. V. dos S., & Pedó, J. C. J. (2012). Obesidade Infantil: um estudo de caso na escola “gênios educação e arte” do município de Barra dos Coqueiros/SE. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 1(1), 201–210. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/219

Edição

Seção

Artigos