CONTEXTUALIZAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA CONSTRUÇÃO ENXUTA: APLICAÇÃO DA FILOSOFIA ENXUTA DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM EXEMPLOS PRÁTICOS.

Autores

  • João Victor Freitas Barros Correia Universidade Tiradentes - UNIT

Palavras-chave:

Indústria da construção civil, construção enxuta, Sistema Toyota de Produção.

Resumo

A construção civil é uma das atividades mais antigas praticadas pela humanidade. Na atualidade temos a moderna indústria da construção civil, que visa a produção em grande escala de produtos de qualidade padronizada, fato que fica mais evidente na construção habitacional de condomínios com várias torres ou casas. Apesar das novas tecnologias desenvolvidas constantemente pelo mundo cientifico para a construção civil, a mesma apresenta sérios problemas de produtividade como o desperdício de insumos e força de trabalho, uso de tecnologias inadequadas falta de uma organização elaborada para o melhor fluxo de materiais, atividades e processos dentro do canteiro de obras e o uso de tecnologias e técnicas inadequadas. O que denuncia a necessidade de uma mudança na filosofia dos seus conceitos. Dentre uma das soluções aplicáveis a esses e outros problemas pode ser citada a ‘’Lean Construction’’ (construção enxuta) que nada mais é que a aplicação da ‘’lean thinking’’ (mentalidade enxuta) no ramo da construção civil. A mentalidade enxuta foi originada a partir do Sistema Toyota de Produção (STP). Apesar de ter surgido dentro da indústria automobilística Japonesa da década de 50, a filosofia enxuta do STP, é aplicável em diversas áreas de produção, como exemplo na construção, gerando a Construção Enxuta, que está redefinindo a maneira de se projetar edificações e executar obras. O objetivo desse trabalho é mostrar com exemplos dentro da atualidade, com algumas aplicações da filosofia enxuta na construção civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-04-19

Como Citar

Barros Correia, J. V. F. (2018). CONTEXTUALIZAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA CONSTRUÇÃO ENXUTA: APLICAÇÃO DA FILOSOFIA ENXUTA DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM EXEMPLOS PRÁTICOS. Caderno De Graduação - Ciências Exatas E Tecnológicas - UNIT - SERGIPE, 4(3), 29. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernoexatas/article/view/4826

Edição

Seção

Artigos