A ÁLGEBRA BOOLENA PRESENTE NOS CIRCUITOS LÓGICOS

Autores

  • Vilton Ricardo Santos Acadêmico do curso de Licenciatura em Matemática, Técnico de Laboratório do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Cassius Gomes Oliveira UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT

Palavras-chave:

Álgebra, lógica matemática, circuitos lógicos, tecnologia.

Resumo

Visto como o prelúdio de todo o desenvolvimento básico da inserção da eletrônica digital na Eletrônica, até então movida por sistemas puramente analógicos, a Álgebra de Boole surgiu cerca de 84 anos antes, em 1854, quando o matemático britânico George Boole, publicou sua obra intitulada An Investigation of the Laws of Thought (Uma Investigação sobre as leis do pensamento), nesta obra foi apresentado um sistema matemático de análise lógica conhecido como a Álgebra de Boole. Somente em 1938, o engenheiro elétrico Claude Elwwod Shannon (1916 - 2001), conhecido como o pai da teoria da informação, demonstrou que os circuitos elétricos de chaveamento, poderiam utilizar os princípios da álgebra booleana para resolver diversos problemas de lógica. Assim foi desenvolvida as Portas Lógicas, a unidade básica de todo o sistema digital. A soma destas duas grandes bases contribuiu para consolidar o que hoje chamamos de circuitos integrados, que é um conjunto destas portas lógicas contido em diversos sistemas que utilizam a eletrônica digital, como os computadores e diversas outras aplicações eletrônicas presentes em nosso dia a dia. Assim, é diante dessas duas bases científicas desenvolvidas por George Boole e Claude Shannon que este trabalho dedica-se, procurando abstrair suas peculiaridades e características que se encontram na construção da eletrônica digital, e através desta, as suas funcionalidades tecnológicas que estão presentes em nosso dia a dia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassius Gomes Oliveira, UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT

possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IBILCE - UNESP - www.ibilce.unesp.br ) (dez/2001) e mestrado em Matemática Aplicada e Computacional pelo Departamento de Ciências da Computação e Estatística (DCCE) pela mesma universidade (fev/2004). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Tiradentes (UNIT - www.unit.br), onde ministra(ou) as disciplinas: Análise Matemática,Álgebra Linear, Cálculo I, Cálculo II, Geometria Analítica e Álgebra Vetorial, Matemática Computacional, Cálculo Numérico, Linguagem de Programação, Cálculo Avançado, Informática Básica, Álgebra I, Álgebra II e Equações Diferenciais. No período de abril de 2007 a abril de 2009 trabalhou como professor substituto da Universidade Federal de Sergipe - UFS (www.ufs.br), onde ministrou as disciplinas: Cálculo I, Cálculo II, Cálculo III, Equações Diferencias I, Cálculo Numérico I e Vetores e Geometria Analítica. No período de fevereiro de 2008 a janeiro de 2012 foi professor do núcleo de ensino à distância (UNIT - EAD) da Universidade Tiradentes, trabalhando com as disciplinas: Geometria Analítica, Cálculo Numérico, Variáveis Complexas e Álgebra Linear. No período de agosto de 2010 a julho de 2014, ingressou no quadro docente da Faculdade José Augusto Vieira (FJAV - www.fjav.com.br), onde ministra(ou) as disciplinas: Cálculo I, Cálculo II, Cálculo Numérico, Estruturas Algébricas, Álgebra I, Vetores e Geometria Analítica.

Downloads

Publicado

2016-10-24

Como Citar

Santos, V. R., & Oliveira, C. G. (2016). A ÁLGEBRA BOOLENA PRESENTE NOS CIRCUITOS LÓGICOS. Caderno De Graduação - Ciências Exatas E Tecnológicas - UNIT - SERGIPE, 3(3), 63. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernoexatas/article/view/3471

Edição

Seção

Artigos