ANÁLISE DAS NORMAS REGULAMENTADORAS LIGADAS AO TRABALHO EM ALTURA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Autores

  • Yuri Sotero Bomfim Fraga Universidade Tiradentes
  • Camila Alice Santos Meneses Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Construção, Altura, Conscientização.

Resumo

O número de acidentes na construção civil diminuiu nas últimas décadas, apesar disso esse número ainda é alto. Um dos grandes responsáveis por esse elevado número é o trabalho em altura. As normas de segurança do trabalho estão cada vez mais rígidas com o empregador, obrigando-o não somente a fornecer os equipamentos de proteção individual (EPI) e os equipamentos de proteção coletiva (EPC), mas também instruir os seus colaboradores através de cursos periódicos de curta duração. O grande problema observado em obras é o não uso desses equipamentos de segurança por parte dos empregados. Apesar do diálogo diário de segurança (DDS) sempre abordar esse tipo de assunto, ainda falta conscientização do trabalhador. Muitos trabalhadores não dão a devida importância para o DDS, pois acham que estão livres de qualquer risco de acidente pela experiência que possuem, além do DDS ser muitas vezes monótono. Por isso, é importante que o responsável técnico pelo diálogo não aborde os colaboradores somente verbalmente, mas que desenvolva dinâmicas para mostrar a real importância quando se trata de prevenção de acidentes. Através das dinâmicas, o trabalhador assimila melhor o conteúdo abordado, além de tornar o DDS mais prazeroso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yuri Sotero Bomfim Fraga, Universidade Tiradentes

Graduando em Engenharia Civil na Universidade Tiradentes do 9º período. Possui cursos nas áreas de orçamento, gerenciamento, projeto estrutural, elétrico, hidrossanitário e arquitetônico. Formado em Inglês pelo Fisk em 2012. Foi monitor das disciplinas Linguagem de Programação, Hidráulica, Mecânica dos Solos e Concreto I na Universidade Tiradentes; fez iniciação científica no Instituto de Tecnologia e Pesquisa(ITP/UNIT); estagiou na ATP Engenharia LTDA e na União Engenharia e Construções LTDA. Atualmente, é monitor de Saneamento na Universidade Tiradentes. 

Camila Alice Santos Meneses, Universidade Tiradentes

Graduanda em enfermagem pela Universidade Tiradentes e técnica em segurança do trabalho pela Alfama Cursos Técnicos.

Downloads

Publicado

2016-10-24

Como Citar

Bomfim Fraga, Y. S., & Santos Meneses, C. A. (2016). ANÁLISE DAS NORMAS REGULAMENTADORAS LIGADAS AO TRABALHO EM ALTURA NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Caderno De Graduação - Ciências Exatas E Tecnológicas - UNIT - SERGIPE, 3(3), 33. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernoexatas/article/view/3270

Edição

Seção

Artigos