A INFLUÊNCIA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO NA ENGENHARIA CIVIL

Autores

  • Yuri Sotero Bomfim Fraga Universidade Tiradentes
  • Ivan Santos Dortas Universidade Tiradentes
  • Walter Vieira Mota Universidade Tiradentes
  • Cassio Kayque Costa Castro Universidade Tiradentes
  • Luiz Henrique Pereira Santos Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Evapotranspiração, Dimensionamento, Engenharia.

Resumo

Nos últimos anos, foi possível observar diversas crises relacionadas à escassez de água. O principal motivo foi a falta de chuvas, que pode ser explicado devido à redução da evaporação das águas dos rios, lagos e oceanos e da transpiração das plantas. À junção dos fenômenos de evaporação e transpiração dá-se o nome de evapotranspiração. Ela é de fundamental importância para a engenharia civil por diversos motivos, dentre eles o dimensionamento da rede de drenagem. O correto dimensionamento além de diminuir os custos de um possível superdimensionamento, pode diminuir o número de enchentes em caso de um subdimensionamento. Outro fator ligado à engenharia está na produção de energia elétrica através das usinas hidrelétricas. Com o rebaixamento do nível de água, ocorre a diminuição da produção de energia elétrica. Devido a esses fatores, faz-se necessário o correto estudo das bacias hidrográficas levando em consideração o balanço hídrico da região em estudo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yuri Sotero Bomfim Fraga, Universidade Tiradentes

Graduando em Engenharia Civil na Universidade Tiradentes do 9º período. Possui cursos nas áreas de orçamento, gerenciamento, projeto estrutural, elétrico, hidrossanitário e arquitetônico. Formado em Inglês pelo Fisk em 2012. Foi monitor das disciplinas Linguagem de Programação, Hidráulica, Mecânica dos Solos e Concreto I na Universidade Tiradentes; fez iniciação científica no Instituto de Tecnologia e Pesquisa(ITP/UNIT); estagiou na ATP Engenharia LTDA e na União Engenharia e Construções LTDA. Atualmente, é monitor de Saneamento na Universidade Tiradentes.

Ivan Santos Dortas, Universidade Tiradentes

Graduando do curso de Engenharia Civil pela Universidade Tiradentes com conclusão prevista em Dezembro de 2016. Trabalhou na Construtora CELI como estagiário na área de Engenharia Civil nas obras Iluminare Residence e Vivendas do Pacifico e na ASPLAN - Assessoria de Planejamento - como estagiário na área de Engenharia Civil. Também foi monitor na UNIT ? Universidade Tiradentes das disciplinas de Física Elétrica e Magnetismo, Física de Ondas, Termologia e Termodinâmica, Arquitetura e Urbanismo e Topografia por duas vezes. Possui conhecimento em softwares nas áreas de projetos, gerenciamentos e orçamentos de obras com cursos de extensão realizados fora da Universidade.

Walter Vieira Mota, Universidade Tiradentes

Graduando em Engenharia Civil, com início em 2012 e previsão de término em Dezembro de 2016. Possui cursos nas áreas de gerenciamento de obras e projetos.

Cassio Kayque Costa Castro, Universidade Tiradentes

Atuou como estagiário voluntário da Construtora DICON na obra do Instituto Federal de Sergipe (IFS) em Nossa Senhora do Socorro/SE e atualmente é estagiário da SSP/SE. 

Luiz Henrique Pereira Santos, Universidade Tiradentes

Graduando em Engenharia Civil

Downloads

Publicado

2016-10-24

Como Citar

Bomfim Fraga, Y. S., Dortas, I. S., Mota, W. V., Costa Castro, C. K., & Pereira Santos, L. H. (2016). A INFLUÊNCIA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO NA ENGENHARIA CIVIL. Caderno De Graduação - Ciências Exatas E Tecnológicas - UNIT - SERGIPE, 3(3), 25. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernoexatas/article/view/3269

Edição

Seção

Artigos