Infraestrutura Urbana: infraestrutura e o crescimento populacional no Brasil

Autores

  • Fábio Augusto Rodrigues Nóbrega Universidade Tiradentes
  • Diogenes Souza Vieira Filho Unit
  • Fabíola Barreto da Silva Unit
  • Rafael Lincoln Océa de Menezes Veras Unit

Palavras-chave:

Infraestrutura, qualidade de vida, superpopulação

Resumo

O Brasil, nas últimas décadas passou por uma época de mudanças sociais importantes. Aos poucos o homem do campo migrou para os grandes centros modificando assim os níveis de densidade urbana em algumas regiões. Este crescimento acelerado não foi acompanhado pela evolução do sistema de infraestrutura gerando, assim, consequências para aquelas populações. Com isso o trabalho tem como objetivo mostrar os pontos relevantes desta problemática apontando as falhas na questão estrutural e de planejamento das cidades, apresentando os principais problemas que os cidadãos vêm enfrentando cada vez mais nas grandes cidades devido à superpopulação. Este artigo foi construído a partir de pesquisas realizadas nos acervos físico e digital da Biblioteca Jacinto Uchôa, da Universidade Tiradentes, bem como em outras bases científicas disponíveis na internet (Scielo e Biblioteca da Capes). Devido ao grande desconforto que a maioria da população vem sofrendo com a falta de fornecimento de infraestrutura básica e serviços públicos desenvolvemos este artigo para mostrar e esclarecer os principais pontos críticos relacionados a este desconforto. Assim questionamos: O sistema de infraestrutura está acompanhando o crescimento populacional? As cidades estão adaptadas para sofrer tais mudanças?

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Augusto Rodrigues Nóbrega, Universidade Tiradentes

Bacharel em Engenheiro de Minas pela UFPB, Mestre em Engenharia de Minas na áres de Lavra de minas - matemática computacional avançada. Profesor adjunto da Universidade Tiradentes dede 2005.

Diogenes Souza Vieira Filho, Unit

Aluno do curso de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo/UNI

Fabíola Barreto da Silva, Unit

Aluna do curso de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo/UNI

Rafael Lincoln Océa de Menezes Veras, Unit

Aluno do curso de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo/UNI

Downloads

Publicado

2013-02-25

Como Citar

Nóbrega, F. A. R., Vieira Filho, D. S., da Silva, F. B., & Veras, R. L. O. de M. (2013). Infraestrutura Urbana: infraestrutura e o crescimento populacional no Brasil. Caderno De Graduação - Ciências Exatas E Tecnológicas - UNIT - SERGIPE, 1(2), 19–25. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernoexatas/article/view/304

Edição

Seção

Artigos