O PROCESSO DE ENFERMAGEM COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AOS PACIENTES QUEIMADOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Mariana Mendonça Franco Monteiro Universidade Tiradentes
  • Yasmim Anayr Costa Ferrari Universidade Tiradentes
  • Renata Lima Batalha de Andrade Universidade Tiradentes
  • Anderson Batista Cavalcante Faculdade Estácio de Sergipe
  • Sonia Oliveira Lima Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Processo de enfermagem, Educação em saúde, Queimaduras.

Resumo

O enfermeiro possui o cuidado como objeto de trabalho, sendo o gerenciamento deste uma das suas principais atribuições. O processo de enfermagem organiza o cuidado prestado e permite ao enfermeiro intervir de maneira eficaz através do raciocínio clínico, permitindo a realização de educação em saúde junto aos pacientes queimados. Objetivou-se analisar as evidências sobre a utilização do processo de enfermagem como instrumento educativo para os pacientes queimados. Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de Dados em Enfermagem e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online. Foram incluídos artigos disponíveis na íntegra; nos idiomas português, inglês e espanhol; publicados de 2014 a 2019; com metodologia clara e bem delineada. O resultado das buscas culminou na seleção de oito artigos para o desenvolvimento da revisão. Houve maior número de estudos publicados em 2014 (37,5%) e com abordagem metodológica qualitativa (62,5%). Utilizar o processo de enfermagem para realizar educação em saúde aos pacientes queimados é uma ação que deve ser empregada pelos enfermeiros, pois quando o paciente e seus acompanhantes são incluídos no processo de cuidado, os resultados obtidos são satisfatórios e trazem vantagens para todos os envolvidos.

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Biografia do Autor

Sonia Oliveira Lima, Universidade Tiradentes

Doutora em Medicina Cirúrgica.

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Publicado

2020-04-08

Como Citar

Monteiro, M. M. F., Ferrari, Y. A. C., Andrade, R. L. B. de, Cavalcante, A. B., & Lima, S. O. (2020). O PROCESSO DE ENFERMAGEM COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AOS PACIENTES QUEIMADOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 6(1), 11. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/7504

Edição

Seção

Artigos