EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FORMA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E DE MAMA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Emily Santos Costa Universidade Tiradentes
  • Milena Katrine Andrade Santos Universidade Tiradentes
  • Nara Fabiana Mariano Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Neoplasias da Mama. Neoplasias de Colo Uterino. Promoção da Saúde.

Resumo

Os cânceres de mama e do colo uterino correspondem respectivamente ao segundo e terceiro tipos de neoplasias mais comuns em mulheres brasileiras. A assistência de enfermagem com a realização de atividades de educação em saúde que promovam ações relacionadas ao rastreamento e detecção precoce desses tipos de câncer minimizam ou eliminam a exposição e a susceptibidade individual aos agentes carcinogênicos. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo relatar as atividades de educação em saúde para prevenção do câncer de colo do útero e de mama em Unidade Básica de Saúde (UBS) de um município de Sergipe. Trata-se de um relato de experiência dos acadêmicos de enfermagem participantes de uma liga acadêmica de Oncologia que realizaram atividades de educação em saúde para prevenção dos cânceres de mama e colo uterino em uma UBS de Sergipe. Nesta experiência, os discentes elaboraram slide para melhor compreensão do conteúdo, que contemplavam assuntos sobre o tema em questão, focando na prevenção e diagnóstico precoce. Além disso, foi proporcionado um momento de roda de conversa para retirada de dúvidas e relatar a importância do autoexame das mamas e exame citopatológico. Conclui-se que o desenvolvimento dessas atividades propostas pelos discentes de enfermagem possibilita um olhar amplo a respeito de questões que envolvem a prevenção dos cânceres de colo uterino e de mama, com a finalidade de estabelecer uma relação mútua de conhecimentos entre população – estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emily Santos Costa, Universidade Tiradentes

Acadêmica de Enfermagem do 7º período da Universidade Tiradentes.

Milena Katrine Andrade Santos, Universidade Tiradentes

Acadêmica de Enfermagem do 7º período da Universidade Tiradentes.

Nara Fabiana Mariano, Universidade Tiradentes

Profª Assistente 1 Universidade Tiradentes Mestra em Saúde Coletiva, política e gestão em saúde (UNICAMP) Especialista em Planejamento e Gestão de Serviços de Saúde (UNICAMP) Especialista em Saúde Mental na Saúde Coletiva (UNICAMP) Licenciada em Enfermagem (UNICAMP) Enfermeira Sanitarista (UNICAMP)

Referências

BANDEIRA, Mônica. Turma 1289 – Promoção e Educação em Saúde – 2011/1. Disponível: http://ulbra-to.br/cursos/enfermagem/2011/1/turmas/1289/impressão-plano. Acesso em: 19 fev 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Atenção À Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. 2.ed. Brasília-DF: 2013.

BRASIL, Instituto Nacional do Câncer (INCa). Estimativa 2018: Incidência de câncer no Brasil. Disponível em: http://www.inca.gov.br/vigilancia/. Acessado em 26/02/2019.

OLIVEIRA, A. M. et al. Ações extensionistas voltadas para a prevenção e o tratamento do câncer ginecológico e de mama: relato de experiência. Rev Esc Enferm USP, v.46, n.1, pág.: 240-5, 2012.

OLIVEIRA, M. M.; CORREIA, A. B.; FERREIRA, L. C. Ações do enfermeiro na detecção precoce do câncer de mama em mulheres no brasil: revisão integrativa. Revista Científica FacMais, v. 11, n. 4, dezembro, 2017.

RODRIGUES, B. C. et al. Educação em saúde para prevenção cérvico-uterino. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 36, n. 1, pág.: 149-154, 2012.

SILVA, S. R. et al. Atividades educativas na área da saúde da mulher: um relato de experiência. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, pág.: 106-112, 2012.

VASCONCELOS, E. M. Educação popular e a atenção à saúde da família: Hucitec, 2009.

ZAPPONI, A. L. B.; TOCANTINS, F. R.; VARGENS, O. M. C. A detecção precoce do câncer de mama no contexto brasileiro. Rev Enferm UERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n.3, pág.: 1386-390, 2012.

Downloads

Publicado

2019-10-09

Como Citar

Costa, E. S., Andrade Santos, M. K., & Mariano, N. F. (2019). EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FORMA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E DE MAMA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 5(3), 55. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/7123

Edição

Seção

Artigos