UTILIZAÇÃO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA PARA DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO NO ESTUDANTE DE ENFERMAGEM, UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Marcos Rodrigues Santos
  • Robson Wilson de Oliveira
  • Shirley Dósea dos Santos Naziazeno

Palavras-chave:

Educação Em Enfermagem, Ensino, Materiais De Ensino, Simulação.

Resumo

A criação das simulações realísticas (SR) como nova tecnologia educacional é um importante mecanismo facilitador do processo ensino-aprendizagem, surge como uma estratégia de educação para o docente, na construção de experiências que exijam o processo reflexivo do aluno, servindo como uma aproximação do campo da área. O objetivo deste estudo é identificar a partir da literatura como as simulações realísticas, sendo metodologia ativa, contribuem para o desenvolvimento do senso crítico ao aluno. Este estudo trata-se de uma revisão integrativa que buscou artigos indexados na base de dados da SCIELO, BVS e Google Acadêmico, para a pesquisa utilizou-se os Descritores em Ciências da Saúde (DECS): educação em enfermagem, ensino, materiais de ensino e simulação, intercalados de forma pareada pelo booleano “and”. A utilização das SR enriquece e consolida a aprendizagem refletindo em uma melhor qualidade no cuidado ao paciente, tendo como vantagens a possibilidade de adequação da prática à teoria, desenvolvimento da agilidade e pensamento crítico, maior confiança e segurança na prática clínica e enriquecimento da vivência clínica a partir de várias situações clínicas.

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Publicado

2019-10-09

Como Citar

Rodrigues Santos, M., Wilson de Oliveira, R., & dos Santos Naziazeno, S. D. (2019). UTILIZAÇÃO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA PARA DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO NO ESTUDANTE DE ENFERMAGEM, UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 5(3), 131. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/6819

Edição

Seção

Artigos