FATORES GESTACIONAIS QUE PODEM INFLUENCIAR NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Flávia Dos Santos Pimentel Universidade Tiradentes
  • Carolina Santos Homem Universidade Tiradentes
  • Juliana Oliveira Silva Musse Universidade Tiradentes
  • Janaina Amarante Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Transtorno Do Espectro Autista, Gestação, Crianças, Pré – Natal, Perinatal, Complicações.

Resumo

Introdução: O Transtorno do Espectro Autista é uma condição neurológica permanente, caracterizada por dificuldades na comunicação, interação social, coordenação motora, em alguns casos, podem apresentar estereotipias, ecolalias, movimentos repetitivos ou até mesmo deficiência intelectual. Objetivos: Conhecer os fatores gestacionais que podem influenciar no diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista e Identificar a relação entre as principais patologias gestacionais e o desenvolvimento do autismo. Resultados e Discussões: Ainda não existe uma razão definida para a ocorrência do autismo, acredita-se apenas que os diversos fatores de risco etiológicos ligados a gestação, voltados as fases pré-natais, perinatais e pós-natais podem contribuir para o autismo. Esses fatores podem ser ambientais, químicos ou genéticos, assim como as patologias desenvolvidas durante a fase gestacional que podem interferir no desenvolvimento neurológico, podendo gerar o autismo nos primeiros anos de vida do neonato, mas não existe ainda confirmações científicas comprobatória a essa teoria. Conclusão: Contudo, faz-se importante elencar esses tópicos nas fases gestacionais para que possam contribuir em novas pesquisas científicas, em novos estudos envolto dessa temática, auxiliando na melhoria dos cuidados gestacionais e neonatais, para que exista a possibilidade de se pensar e falar em prevenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Dos Santos Pimentel, Universidade Tiradentes

Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade de Marília, Graduanda em Enfermagem pela Universidade Tiradentes.

Carolina Santos Homem, Universidade Tiradentes

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Tiradentes.

Juliana Oliveira Silva Musse, Universidade Tiradentes

Graduada em Enfermagem pela Universidade Católica do Salvador (2010), Pós-graduada em Terapia Intensiva pela Faculdade São Francisco da Paraíba (2014); Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual da Paraíba (2013); Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente - Unit. Linhas de atuação: Saúde Pública e Enfermagem Forense. Professora Adjunta I da Universidade Tiradentes - SE. Coordenadora de Práticas Profissionais da Associação Brasileira de Enfermagem - SE. Primeira Secretária da Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense - SOBEF.

Janaina Amarante, Universidade Tiradentes

Graduada em Comunicação Social/Jornalismo, Graduada em Enfermagem pela Universidade Tiradentes, Mestranda em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes.

Downloads

Publicado

2019-10-09

Como Citar

Pimentel, F. D. S., Homem, C. S., Musse, J. O. S., & Amarante, J. (2019). FATORES GESTACIONAIS QUE PODEM INFLUENCIAR NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 5(3), 203. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/6722

Edição

Seção

Artigos