UMA PAUSA PARA RESPIRAR NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Bruna de Jesus Oliveira Universidade Tiradentes
  • Lígia Maria Lorenzetti de Santics Pires “Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Psicóloga pela Universidade Tuiuti - Curitiba - Paraná. Professora Titular adjunto III da graduação de Psicologia na Universidade Tiradentes - UNIT
  • Cleberson Franclin Tavares Costa Mestre e Doutorando em Saúde e Ambiente; Psicólogo pela Universidade Tiradentes – UNIT; Professor Titular em Educação a Distância e Presencial na Universidade Tiradentes – UNIT.

Palavras-chave:

Escola, psicologia escolar, relaxamento.

Resumo

Trata-se de um relato de experiência em Estágio Básico pela Universidade Tiradentes na área de Psicologia Escolar em uma escola particular em Aracaju/Sergipe. Foi proposta uma intervenção na escola com os alunos dos 3º e 4º anos cujo objetivo foi promover, por meio de técnicas e métodos de relaxamento, um espaço acolhedor e confortável dentro da sala de aula no momento pós-recreio. A intervenção é uma pesquisa-ação e foi dividida em três momentos: Apresentação do projeto à coordenação responsável; Intervenções propriamente ditas e Feedback com alunos e professoras. Foram previstos encontros semanais com duração de, em média, cinco minutos. Foram seis encontros com os alunos e dois com as professoras. De forma geral, os alunos foram receptivos ao projeto e a maior parte dos alunos participou das atividades propostas – técnicas de relaxamento e fantasias dirigidas. Contudo, devem-se levar em consideração as limitações e variáveis presentes no estudo, visto que foi realizado em um contexto social. Em pesquisas futuras, sugere-se maior frequência e tempo para as intervenções, além de uso de recursos audiovisuais para maior engajamento dos participantes no que é proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, M. A. M. Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicologia Escolar e Educacional. (Impr.). 2008, vol.12, n.2, pp.469-475.

BORGES, R. F. N. Efeitos das técnicas de relaxação em crianças: uma revisão sistemática. 2017. (Dissertação de Mestrado). Universidade de Évora, Évora.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. (2007). Resolução nº 13/2007. Que institui o título profissional de especialista em psicologia e o respectivo registro nos Conselhos Regionais. Brasília: CFP. Disponível no endereço http://site.cfp.org.br/resolucoes/resolucao-n-13-2007.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências técnicas para Atuação de Psicólogas (os) na Educação Básica. Conselho Federal de Psicologia. Brasília: CFP, 2013.

DAZZANI et al. Queixa escolar: uma revisão crítica da produção científica nacional. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. São Paulo. 2014. V. 18, N. 3. p 421-428.

FRIEDBERG, R. D.; MCCLURE, J. M.; GARCIA, J. H. Técnicas de terapia cognitiva para crianças e adolescentes: ferramentas para aprimorar a prática. Porto Alegre: Artmed. 2011.

MACHADO, A. M. Os psicólogos trabalhando com a escola: intervenção a serviço do quê? In: MACHADO et al. Psicologia Escolar: Práticas Críticas. São Paulo. Casa do Psicólogo. 2003. p. 63-86.

MAXIMIANO, J. Psicomotricidade e Relaxação em Psiquiatria. Revista do Serviço de Psiquiatria do Hospital Fernando Fonseca. P. 85-95. 2004.

OAKLANDER, V. Descobrindo Crianças: a abordagem gestáltica com crianças e adolescentes. São Paulo: Summus Editorial. 1980. 13ª ed.

OLIVEIRA, M. C. S. L.; DIAS, S. S. Inclusão como contexto de transição de desenvolvimento: um olhar da Psicologia Escolar. In: FRANCISCHINI, R; VIANA, M. N. (Org.). Psicologia Escolar: que fazer é este? Conselho Federal de Psicologia: Brasília. 2016. p. 83-97.

SILVA, D. A. A Influência do relaxamento na ansiedade infantil. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 3. 2005. p. 443-466.

VIGOTSKI, L. S. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

WALDEMAR et al. Impact of a Combined Mindfulness and Social–Emotional Learning Program on Fifth Graders in a Brazilian Public School Setting. Psychology and Neuroscience. V. 9. N.1. 2016.

WILSON, A. N.; DIXON, M. R. A Mindfulness Approach to Improving Classroom Attention. Journal of Behavioral Health and Medicine. v. 1. n. 2. p. 137-142. 2010.

Downloads

Publicado

2019-03-18

Como Citar

de Jesus Oliveira, B., Pires, L. M. L. de S., & Costa, C. F. T. (2019). UMA PAUSA PARA RESPIRAR NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 5(2), 157. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/6620

Edição

Seção

Artigos