Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O periódico semestral Caderno de Graduação – Ciências Biológicas e da Saúde integra o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), software desenvolvido para a construção e gestão de publicações periódicas eletrônicas, resultado da prospecção tecnológica realizada pelo Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia – IBICT e, visa à disseminação da produção científica brasileira na Web.

Tem como escopo a publicação de trabalhos produzidos por alunos de graduação da Universidade Tiradentes – UNIT se configuram no espaço institucional para a publicação de trabalhos de excelência produzidos por alunos de graduação: artigos científicos e outras modalidades de trabalhos produzidos segundo uma orientação científica nas disciplinas da graduação e em atividades de pesquisa e extensão. Entende-se por “trabalhos de excelência” aqueles já avaliados com nota final entre oito e 10 pontos, por professores da disciplina, orientadores de pesquisa (Probic/Pibic) e/ou por professores responsáveis por práticas investigativas, atividades extensionistas e/ou de banca de trabalhos finais de graduação, sob a orientação de professores da Instituição e/ou em coautoria com docentes que estejam com vínculo profissional ativo.

 

Políticas de Seção

Editorial

Esta seção é de uso exclusivo do Editor do periódico.

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos serão submetidos ao Conselheiro Editorial da revista, que avaliará o trabalho em termos de normatização e em termos de conteúdo (de acordo com parecer técnico). O Conselho Editorial dos Cadernos de Graduação é o intermediador entre os alunos/professores/autores e a Editoria Científica, que acata a decisão de aceite ou rejeição do trabalho apreciado pelo Conselho Editorial, salvo em situações excepcionais.

Ex-alunos graduados pela UNIT, desde que ainda na condição de serem apenas graduados, poderão submeter à publicação trabalhos originados de qualquer atividade desenvolvida até dois semestres letivos após a conclusão da graduação.

No caso de realização de trabalho que, individual ou coletivamente, envolva seres humanos (de forma direta ou indireta, em sua totalidade ou parte deles, incluindo manejo de informações ou materiais) e/ou animais de experimentação, ao trabalho submetido à apreciação dos Conselheiros Editoriais deve ser anexada cópia do parecer emitido pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UniT), registrado pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Pressupõe-se, portanto, que uma vez que o trabalho submetido à apreciação do Conselho Editorial, o parecer favorável do CEP deverá ter sido emitido antes da elaboração do trabalho.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...