USO DA GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA DE ENSINO APLICADA EM LÍNGUA ESPANHOLA: UMA ABORDAGEM NO COLÉGIO ESTADUAL MANUEL BOMFIM
Palavras-chave:
gamificação, tecnologia, game, ensino, aprendizagem e Língua Espanhola.Resumo
Entre os muitos aparatos tecnológicos voltados à educação, os jogos digitais são um dos que mais promovem engajamento e motivação nos aprendizes. A cultura lúdica se articula com a cultura tecnológica e cria mecanismos em que os estudantes são motivados a cumprir missões para alcançar objetivos e ganhar recompensas. Este artigo apresenta uma experiência com a metodologia ativa da Gamificação no Colégio Estadual Manuel Bomfim, no município de Arauá no estado de Sergipe, mostrando que é possível melhorar as práticas docentes mesmo em ambientes escolares com poucos recursos tecnológicos. Metodologicamente foi usada a técnica da Observação Participante na Disciplina de Língua Espanhola, onde a professora engajou os alunos em um game que utiliza smartphone e aplicativo leitor de QR Code. A experiência demonstra que o game carrega os elementos necessários para o processo de aprendizagem pela forma como os ambientes são construídos e de como o aluno é instruído, mostrando que a Gamificação é uma possibilidade de inovar na escola sem grandes rupturas curriculares, tornando prazerosa a maneira de ensinar e aprender.Downloads
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Publicado
2019-10-01
Como Citar
Pereira, M. R. I. S., & Vale, L. C. do. (2019). USO DA GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA DE ENSINO APLICADA EM LÍNGUA ESPANHOLA: UMA ABORDAGEM NO COLÉGIO ESTADUAL MANUEL BOMFIM. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 5(2), 76. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/7912
Edição
Seção
Artigos
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