USO DA GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA DE ENSINO APLICADA EM LÍNGUA ESPANHOLA: UMA ABORDAGEM NO COLÉGIO ESTADUAL MANUEL BOMFIM

Autores

  • Monicque Raphaelle Imbassahy Santos Pereira Especialista em Novas Tecnologias Educacionais pela Universidade Tiradentes (2018). Graduada em Letras Espanhol Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Atualmente Professora Efetiva de Língua Espanhola da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SEDUC), Coordenadora de Língua Espanhola do Pré- Universitário SEDUC e Professora Preceptora do Programa de Residência Pedagógica CAPES-UFS.
  • Lucas Cerqueira do Vale Mestre em Educação da Universidade Tiradentes. Especialista em Gestão de Instituições de Ensino Superior (2008) pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC, graduação em Ciência da Computação pela Universidade Salvador UNIFACS (2006). Atualmente professor titular da Universidade Tiradentes e Gerente de Tecnologias Educacionais do GrupoTiradentes

Palavras-chave:

gamificação, tecnologia, game, ensino, aprendizagem e Língua Espanhola.

Resumo

Entre os muitos aparatos tecnológicos voltados à educação, os jogos digitais são um dos que mais promovem engajamento e motivação nos aprendizes. A cultura lúdica se articula com a cultura tecnológica e cria mecanismos em que os estudantes são motivados a cumprir missões para alcançar objetivos e ganhar recompensas. Este artigo apresenta uma experiência com a metodologia ativa da Gamificação no Colégio Estadual Manuel Bomfim, no município de Arauá no estado de Sergipe, mostrando que é possível melhorar as práticas docentes mesmo em ambientes escolares com poucos recursos tecnológicos. Metodologicamente foi usada a técnica da Observação Participante na Disciplina de Língua Espanhola, onde a professora engajou os alunos em um game que utiliza smartphone e aplicativo leitor de QR Code. A experiência demonstra que o game carrega os elementos necessários para o processo de aprendizagem pela forma como os ambientes são construídos e de como o aluno é instruído, mostrando que a Gamificação é uma possibilidade de inovar na escola sem grandes rupturas curriculares, tornando prazerosa a maneira de ensinar e aprender.

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

Pereira, M. R. I. S., & Vale, L. C. do. (2019). USO DA GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA DE ENSINO APLICADA EM LÍNGUA ESPANHOLA: UMA ABORDAGEM NO COLÉGIO ESTADUAL MANUEL BOMFIM. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 5(2), 76. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/7912

Edição

Seção

Artigos