O PROCESSO DE PRODUÇÃO DO TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA DO ITANHY-SE

Autores

  • Paulo Rafael Monteiro Nascimento Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social pelo CEPPEV. Possui graduação em Engenharia Elétrica-Eletrônica - Faculdades Reunidas Nuno Lisboa - Rio de Janeiro-RJ (1985) e graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Sergipe (1996). Especialista em Gestão Empresarial pela UFS, MBA em Executive Marketing pela FGV - Fundação Getúlio Vargas e Especialista em Gestão de Negócios de Instituições de Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá.
  • José de Arimatéia Dias Valadão Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professor Adjunto da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública.

Palavras-chave:

Turismo de Base Comunitária, Produção, Qualidade de Vida.

Resumo

Este trabalho discute a sustentabilidade de uma realidade turística de base comunitária. A realidade investigada está localizada no município de Santa Luzia do Itanhy, no estado de Sergipe, no interior do nordeste brasileiro. O principal objetivo do trabalho foi investigar como a participação de uma comunidade na produção de artesanatos pode promover melhoria da qualidade de vida das famílias envolvidas. Para isso, foram abordados conceitos de turismo de base comunitária, principalmente no que tange a participação social e desenvolvimento local e abordagens contemporâneas de produção e consumo. Procedimentalmente foi realizado um estudo de natureza qualitativa, com coleta de dados por meio de várias entrevistas semiestruturadas, análise por meio de Análise de Conteúdo e definição de categorias de análise. Como resultados, foi possível identificar melhorias na renda dessas famílias, além da evolução do nível de oportunidades, da aprendizagem de técnicas de produção de artesanato (novos designs) e da consciência ambiental. Essas iniciativas são viáveis na medida em que há uma perspectiva de ressignificação das relações sociais estabelecidas entre os autóctones e os demais agentes aos paradigmas do meanstream com fortes heranças instrumentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

Nascimento, P. R. M., & Valadão, J. de A. D. (2019). O PROCESSO DE PRODUÇÃO DO TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA DO ITANHY-SE. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 5(1), 121. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/7095

Edição

Seção

Artigos