GASTRONOMIA E SAÚDE: NÃO PARA A OBESIDADE INFANTIL

Autores

  • Nubia Mendonça Acadêmica do Curso de especialização em Gastronomia/Práticas e Gestão em Bares e Restaurantes, pela Universidade Tiradentes (UNIT)

Palavras-chave:

Gastronomia. Obesidade Infantil. Saúde.

Resumo

O principal objetivo deste artigo é constatar a importância da gastronomia para prevenção e combate da obesidade infantil. Parte da premissa, segundo a qual a gastronomia, pertencente ao campo das ciências e um meio de promover hábitos alimentares e culturais, pode contribuir para a garantia da saúde. O método é dedutivo e a pesquisa é bibliográfica, do tipo exploratória e qualitativa. Apontam-se considerações acerca da obesidade infantil e a relação desta com hábitos alimentares. A prevalência da obesidade mundial em adultos e crianças tem dobrado, assim como as doenças crônico-degenerativas relacionadas, o que resulta em significativo impacto socioeconômico. A importância da gastronomia, por meio de técnicas de cocção, bem como mais consumo de frutas e verduras são descritos no estudo. Conclui- se que a educação e reeducação alimentar, apoiada pela gastronomia, por meio de receitas de baixos valores calóricos, apetitivas e saudáveis, é indispensável para o tratamento, por meio de dietas hipocalóricas, contra a obesidade infantil e para a prevenção desta doença, associado a alguma atividade física diária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

Mendonça, N. (2019). GASTRONOMIA E SAÚDE: NÃO PARA A OBESIDADE INFANTIL. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 5(1), 111. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/7094

Edição

Seção

Artigos