A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA PARA A PARTICIPAÇÃO POPULAR NO GOVERNO E A CIBERDEMOCRACIA

Autores

  • Ângelo José Santana Andrade Advogado. Pós-graduando em Direito Público e Graduado pela Universidade Tiradentes – UNIT/SE.

Palavras-chave:

Democracia. Participação Popular. Inércia Participativa. Internet. Redes Sociais.

Resumo

No Brasil o sistema de governo baseia-se numa democracia representativa aliada a institutos de democracia direta, um modelo denominado semidireto. Ocorre que a despeito dos instrumentos oferecidos aos cidadãos para que participe do governo o panorama é de inércia participativa, muito pouco houve de participação popular no governo desde a promulgação da Constituição Federal de 1988. Entretanto, atualmente com o advento da internet na era digital e as redes sociais este panorama tende a mudar. Dessa forma o presente trabalho teve como objetivo analisar a contribuição desses avanços tecnológicos no que diz respeito à participação popular no governo, com enfoque nos sistemas informatizados e nas redes sociais. Concluindo que tais avanços são de suma importância para o desenvolvimento de uma nova forma de democracia, que una como nunca a participação popular e o governo representativo: a ciberdemocracia. O presente trabalho tem cunho eminentemente teórico e bibliográfico e utiliza-se precipuamente do método dedutivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

Andrade, Ângelo J. S. (2019). A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA PARA A PARTICIPAÇÃO POPULAR NO GOVERNO E A CIBERDEMOCRACIA. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 5(1), 71. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/7090

Edição

Seção

Artigos