RECRUTAMENTO E SELEÇÃO ESTRATÉGICOS: PROCESSOS TRADICIONAIS E A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS

Autores

  • Márcia Gomes dos Santos Graduação em Administração pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (2017); Atua como assistente administrativo.
  • Rodrigo Cesar Reis de Oliveira Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia – UFBA; Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco; Graduado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB; Professor de graduação e pós-graduação; Consultor organizacional.
  • Wanusa Campos Centurión Graduada em Administração pela Universidade Federal de Sergipe – UFS (1994); Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2012).

Palavras-chave:

Recrutamento, Seleção, Gestão de Pessoas, Redes Sociais.

Resumo

O presente artigo tem como pauta os processos de recrutamento e seleção de colaboradores, visando apresentar a perspectiva estratégica dessas práticas, que são de extrema importância para as empresas, podendo influenciar nos resultados das organizações tanto positiva, quanto negativamente. Assim, o presente artigo tem como objetivo central analisar técnicas estratégicas de recrutamento e seleção de pessoas, com a perspectiva de possibilitar à contratação de colaboradores capacitados, alinhados às necessidades da empresa. Para tanto, foi utilizado como metodologia o levantamento bibliográfico e levantamento de campo do tipo Survey. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, a coleta de dados se deu mediante o questionário e foi complementado por entrevista que possibilitou uma abordagem quanti-qualitativa. Desse modo, foi possível verificar na pesquisa que boa parte das empresas não estão desenvolvendo processos formais de recrutamento e seleção, mas consideram significativo um bom planejamento para essa prática e os métodos de recrutamento que privilegiam o uso de novas tecnologias começaram a ser mais utilizados e aceitos. Levando-se em consideração esses aspectos, o sucesso da empresa começa quando ela consegue encontrar e selecionar talentos para que possam somar para o sucesso organizacional, é um processo importante e necessita ser realizado por profissional qualificado, que garanta maior eficiência e eficácia ao resultado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-08-30

Como Citar

Santos, M. G. dos, Oliveira, R. C. R. de, & Centurión, W. C. (2018). RECRUTAMENTO E SELEÇÃO ESTRATÉGICOS: PROCESSOS TRADICIONAIS E A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 4(3), 57. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/6017

Edição

Seção

Artigos