PROMOÇÃO DA SAÚDE OCUPACIONAL PARA REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE ABSENTEÍSMO

Autores

  • Rayane Almeida Mota Especialista em Gestão de Recursos Humanos na Faculdade São Luís de França/2016; Graduada em Turismo na Faculdade de Sergipe – FASE/2008; Graduanda em Administração na Universidade Tiradentes – UNIT.
  • Leylane Meneses Martins Especialista em Gestão Estratégica de RH: Evolução e Tendências na Faculdade Estácio de Sergipe/2011; Mestranda em Turismo no Instituto Federal de Sergipe – IFS; Graduada em Turismo na Faculdade de Sergipe – FASE/2008; Graduanda em Administração na Universidade Tiradentes – UNIT.

Palavras-chave:

Saúde ocupacional, Absenteísmo, Doenças ocupacionais, Qualidade de vida.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral mostrar a importância da promoção da saúde ocupacional para redução dos índices de absenteísmo, além de descrever a higiene e a saúde no trabalho, identificar quais as principais doenças ocupacionais, analisar como é feito o controle de absenteísmo na empresa, que atitudes são tomadas para sua redução e apresentar a importância de um programa de saúde nas empresas. O objeto de estudo é uma empresa do ramo de soluções ambientais localizada no estado de Sergipe. O método utilizado foi a pesquisa quantitativa com perguntas fechadas, através de dois modelos de questionários, aplicados com colaboradores e gestores de Recursos Humanos (RH) e Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (QSMS). O resultado da análise dos dados confirma que existe um controle do absenteísmo na empresa através da implantação de medidas preventivas, e de um programa de promoção a saúde com benefícios em busca do bem-estar e satisfação dos seus colaboradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-08-30

Como Citar

Mota, R. A., & Martins, L. M. (2018). PROMOÇÃO DA SAÚDE OCUPACIONAL PARA REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE ABSENTEÍSMO. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 4(3), 23. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/6014

Edição

Seção

Artigos