GERAÇÃO DO MILÊNIO E A FLEXIBILIDADE DAS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS: A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE GESTÃO EMPRESARIAL COLABORATIVO E EQUILIBRADO

Autores

  • Thiago Passos Tavares Pós-Graduado em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá (2017); Pós-Graduação em Administração Pública Municipal pela Universidade Federal de Sergipe (2016); Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes – UNIT (2016); Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá (2012); Graduado em Gestão Pública pela Universidade Tiradentes – UNIT (2009).
  • Paulo Rafael Monteiro Nascimento Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social pelo CEPPEV; Especialista em Gestão Empresarial pela UFS e MBA em Executive Marketing pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e Especialista em Gestão de Negócios de Instituições de Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá; Graduado em Engenharia Elétrica-Eletrônica – Faculdades Reunidas Nuno Lisboa, Rio de Janeiro-RJ (1985) e em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Sergipe (1996).

Palavras-chave:

Administração, Recursos Humanos, Tecnologia, Geração Y.

Resumo

Este artigo tem por finalidade relatar o desenvolvimento das novas gerações, mais especificamente voltado à análise da geração de jovens nascidos a partir de 1980, uma explícita e dinâmica geração Y, também conhecida como geração jovem, ou ainda, geração do milênio. Tem-se como pressuposto que a Geração Y é, antes de tudo, uma geração jovem, no sentido que, estão em busca de novas oportunidades e flexibilidade no ambiente de trabalho. Nesse sentido, todo debate deverá ser pautado, na certeza de que, discutir as questões relativas as gerações são de suma importância, para entender as características de cada geração. O grande desafio da presente pesquisa é o de buscar neste debate específico sobre gerações, premissas balizadoras, para um melhor entendimento das organizações. Especificamente, cabe destacar em epígrafe que, no que diz respeito ao processo metodológico serão realizadas pesquisas exploratórias com o intuito de promover uma maior familiaridade e aproximação com o objeto pesquisado, através do levantamento bibliográfico dos conteúdos abordando a temática central de forma descritiva e qualitativa, que possibilite a melhor interpretação da teoria das gerações organizacionais pautando pela aplicação dos parâmetros e conceitos substanciais basilares contidos na teoria, tornando-se suficiente a aplicação do método indutivo na constatação dos dados pertinentes ao acervo das obras dos autores Sidnei Oliveira, Idalberto Chiavenato e Stephen Robbins. Os resultados preliminares alcançados, depois de discutidos e devidamente analisados, serão apresentados na forma de relatório parcial, que impreterivelmente, a partir do sexto mês de execução do projeto possibilitarão a elaboração e produção de trabalhos científicos, aptos à publicação em periódicos específicos e revistas especializadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-08-30

Como Citar

Tavares, T. P., & Nascimento, P. R. M. (2018). GERAÇÃO DO MILÊNIO E A FLEXIBILIDADE DAS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS: A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE GESTÃO EMPRESARIAL COLABORATIVO E EQUILIBRADO. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 4(3), 13. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/6013

Edição

Seção

Artigos