TDAH- TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

Autores

  • Juliana Lima de Azevedo Santos Acadêmica do Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia da Universidade Tiradentes – UNIT.

Palavras-chave:

Transtorno. Comportamento. Hiperatividade. Intervenção Psicopedagógica.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo abordar o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a contribuição da intervenção psicopedagógica. É um dos transtornos mais pesquisados e estudados atualmente, considerado um fator preocupante principalmente na fase de escolarização. Caracterizado por sintomas de desatenção, impulsividade e hiperatividade, afeta de 3 a 5% das crianças em idade escolar. O artigo é resultado de uma pesquisa de revisão bibliográfica de diferentes autores que abordam em suas obras questões referentes ao transtorno. A psicopedagogia busca intervenções adequadas para minimizar os problemas causados pelo TDAH. Sendo assim, esta produção apresenta estudos e conceituações, bem como suas causas, sintomas, avaliação e diagnóstico, como se dá esse transtorno na escola e as possíveis intervenções psicopedagógicas. É necessário mais estudo a fim de esclarecer dúvidas ainda existentes sobre o problema e divulgar informações básicas para a população que na grande maioria desconhece a existência do TDAH e, muitas vezes acaba rotulando as crianças como mal-educadas, preguiçosas e desobedientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-29

Como Citar

Santos, J. L. de A. (2017). TDAH- TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 4(1), 115. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/5080

Edição

Seção

Artigos