A ÉTICA DO CUIDAR E O OLHAR TRANSDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A CULTURA DE PAZ

Autores

  • Cássia de Fátima da Silva Souza Especialista em Metodologia do Ensino (UNIT/SE), em Psicopedagogia (Faculdade Pio Décimo-SE), em Arteterapia pela Alquimy Art (FIZO/SP), em Atendimento Educacional Especializado – AEE (UFC), Licenciada em Pedagogia (FEBA-BA); Professora da Sala de Recurso da EMEF Tenisson Ribeiro; Pedagoga da SEED/SE, Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Contemporaneidade (EDUCON/UFS/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Formação de Professor (GPGFOP/ UNIT/CNPq),
  • Raquel Cabral Doutora em Comunicação Institucional pela Universitat Jaume I (Espanha), Mestre em Estudos Internacionais para a Paz, Conflitos e Desenvolvimento Social pela Cátedra UNESCO de Filosofia para a Paz da Universitat Jaume I (Espanha) e o Instituto de Desenvolvimento Social e Paz (IUDESP), Mestre em Comunicação Midiática e Bacharel em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de São Paulo/Brasil. Atualmente é professora doutora no Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru (São Paulo, Brasil).

Palavras-chave:

Cultura de Paz. Ética do Cuidar. Arteterapia.

Resumo

O presente trabalho aborda uma breve retrospectiva

histórica do conceito de paz, relacionando

com a ética do cuidar e a arte por meio

de um olhar transdisciplinar. O conceito de paz

tem evoluído na história recente da humanidade.

Implica em uma abordagem complexa,

que envolve olhares multidisciplinares. Nesse

sentido, este trabalho utiliza técnicas de pesquisa

qualitativa, pautadas em metodologia

construtivista, sob a forma de relato de experiências.

A base de todo trabalho desenvolvido

foram as Oficinas Criativas, sistematizadas por

Allessandrini (1996). Nesse estudo foram analisadas

as conexões entre Cultura de Paz, Arte

e o Cuidar com o propósito de relacionar a Arteterapia

como uma possibilidade de inclusão do

cuidador estabelecendo um diálogo transdisciplinar

e uma ação renovadora, que reaprenda

a realidade em todos os seus aspectos e a

transforme segundo as novas necessidades do

contexto vivido. Os resultados revelaram que

a Arteterapia proporcionou às professoras não

só a amenização do estresse, como também

oportunizou o fortalecimento dos vínculos entre

as participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-10-17

Como Citar

Souza, C. de F. da S., & Cabral, R. (2015). A ÉTICA DO CUIDAR E O OLHAR TRANSDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A CULTURA DE PAZ. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 2(3), 21. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/2726

Edição

Seção

Artigos