Marketing de relacionamento: Um estudo de caso sobre a Guerra dos consoles entre Microsoft e Sony no ano de 2013
Palavras-chave:
SONY, MICROSOFT, MARKETING DE RELACIONAMENTO, CONSUMIDOR DE JOGOSResumo
Este estudo visa mostrar a importância do respeito ao consumidor na construção do Marketing de relacionamento entre empresa e cliente, através da disputa ocorrida entre grandes concorrentes no mercado de jogos eletrônicos: a Microsoft e a Sony no ano de 2013. Ambas possuem mentalidades divergentes a respeito de como tratar a relação entre empresa e consumidor, e seus métodos ficam evidentes durante a divulgação de seus novos consoles de vídeo game. O presente trabalho demonstra ainda que a participação do público no decorrer do caso é de suma importância, visto que suas reações definiram os rumos tomados pelas duas empresas. A metodologia escolhida foi o estudo de caso com abordagem qualitativa, cujas principais fontes são sites especializados em vídeo games. Para melhor compreensão do assunto, será apresentada uma breve explanação sobre Marketing, Marketing de relacionamento e a aplicação destes no meio digital com base em autores especializados, seguido da descrição do caso em si com um breve histórico das duas empresas, e uma análise de suas práticas conclui o presente estudo. Vale ressaltar que o estudo de caso foi relatado obedecendo a ordem cronológica dos acontecimentos. Até a conclusão deste trabalho, o caso apresentado não está totalmente definido e tampouco esgotado, visto que os consoles ainda não foram lançados no mercado, e notícias a respeito continuam sendo divulgadas em sites especializados e mídias sociais.
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