JURISDIÇÃO PENAL: BUSCA DA VERDADE, IMPARCIALIDADE E LIVRE CONVENCIMENTO MOTIVADO

Autores

  • Paula Rainna Nascimento Santos Unit-Universidade Tiradentes
  • Robson Cosme de Jesus Alves Unit-Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Jurisdição penal, Verdade, Imparcialidade, Livre convencimento

Resumo

O presente artigo tem como tema a Jurisdição Penal, procurando analisar, sobretudo, a relação existente entre a busca da verdade, a imparcialidade e o livre convencimento motivado do magistrado. Para tanto, inicialmente apresenta-se a concepção de jurisdição penal não como mero poder estatal, mas, fundamentalmente, como garantia constitucional. Em seguida, são examinados os aspectos referentes à busca da verdade no exercício da jurisdição, demonstrando a necessidade de desconstrução do mito da verdade real ou absoluta e de disseminação da concepção de busca da verdade processual, construída dentro de um devido processo penal, através do complexo probatório carreado aos autos, daí a análise da íntima relação entre prova e verdade. Posteriormente, procura-se refletir sobre a imparcialidade e o livre convencimento motivado do julgador enquanto garantias constitucionais limitadoras da busca da verdade no exercício da jurisdição penal. Desse modo, considerando a atividade jurisdicional penal como garantidora do sistema de garantias constitucionais, entre as quais se inserem a imparcialidade e o livre convencimento motivado, conclui-se não ser legítima a busca da verdade a todo custo, mas de uma verdade construída em processo regular, através da atividade probatória das partes, por meio do livre convencimento de julgador imparcial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Rainna Nascimento Santos, Unit-Universidade Tiradentes

graduada em Direito e pós-graduada em Direito Penal e Procesual Penal pela Universidade Tiradentes

Robson Cosme de Jesus Alves, Unit-Universidade Tiradentes

Mestrando em Direito pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Direito Processual pela UNAMA. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Sergipe. Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito Penal e Processual Penal da Universidade Tiradentes. Professor dos Cursos de Pós-Graduação em Direito Público e Direito Penal e Processual Penal da Universidade Tiradentes. Professor do Curso de Graduação em Direito da Faculdade Pio Décimo.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

Nascimento Santos, P. R., & de Jesus Alves, R. C. (2019). JURISDIÇÃO PENAL: BUSCA DA VERDADE, IMPARCIALIDADE E LIVRE CONVENCIMENTO MOTIVADO. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 2(1), 65–76. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/1183

Edição

Seção

Artigos