REFLEXOS PSICOSSOCIAIS DE UMA QUARENTENA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p107-119

Palavras-chave:

Mental health, Coronavirus, Social isolation, Quarantine, Public health.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo desenvolver um ensaio de discussão teórica, acerca dos impactos emocionais oriundos do atual cenário de distanciamento social em decorrência da pandemia COVID-19. Daí, intenta-se à uma investigação a respeito dos elementos presentes no referido cenário que possam pré-dizer possíveis indicadores de sofrimento mental. Dada a restrição temporária de liberdade, acaba também, o estado de quarentena, por suprimir a autonomia do indivíduo, ao mesmo tempo em que lhe confere, um profundo sentimento de impotência diante da própria condição. O status socioeconômico; o acesso a tecnologias informativas e redes sociais; a disponibilidade de suprimentos médicos e de higiene; a capacidade dos sistemas de saúde; os recursos psíquicos individuais relacionados a resiliência; bem como a pré-existência de comorbidades mentais são apenas alguns dos fatores preditores ou de risco para quadros severos de sofrimento mental em decorrência dessa quarentena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romano Deluque Júnior, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutorando em Regime de Aluno Especial em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS); Mestre em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) com Bolsa CAPES/PROSUC; Graduado em Psicologia pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP).

Cesar Augusto Marton, Faculdade Mato Grosso do Sul (FACSUL)

Pós-Graduando em Psicologia Positiva pela Faculdade IBC; Filósofo formado pela Universidade Católica Dom Bosco; Graduando em Nutrição pela Faculdade Mato Grosso do Sul (FACSUL), Graduando em Psicologia pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP). Pesquisador em temas de saúde e longevidade masculina.

Mariane Moreira Ramiro do Carmo, Centro Universitário UNIGRAN/CAPITAL

Doutora em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Mestra em Biotecnologia Aplicada à Saúde pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Doscente do Curso de Nutrição do Centro Universitário UNIGRAN/CAPITAL e da Faculdade Mato Grosso do Sul (FACSUL).

Downloads

Publicado

2021-04-23

Como Citar

Deluque Júnior, R., Marton, C. A., & Carmo, M. M. R. do. (2021). REFLEXOS PSICOSSOCIAIS DE UMA QUARENTENA. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(2), 107–119. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p107-119