ANÁLISE PRELIMINAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Autores

  • Daniele Corrêa Fernandes Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Departamento de Bioquímica
  • Stanley Plácido da Rosa Silva Instituto do Legislativo Paulista (ILP-ALESP).

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p370-384

Palavras-chave:

Gestão Pública. Ciência, Tecnologia e Inovação. Produção científica. Políticas de indução. Tendências em C, T & I

Resumo

Conhecer as tendências em termos de produção e divulgação científica nacionais é primordial para a elaboração de políticas públicas para o progresso da Ciência, Tecnologia e Inovação - CT&I no Brasil nas diversas áreas do conhecimento saber de maneira que os objetivos do incremento da produção científica e tecnológica no país tornem-se uma realidade efetiva. Assim, esse artigo realiza uma análise bibliométrica das tendências do cenário e das políticas de incentivo a CT&I no Brasil a partir da das bases de dados SciELO, REDALYC e ScienceDirect. Esta pesquisa é caracterizada como descritiva com abordagem quantitativa, e almeja adicionar informações úteis em um amplo processo de revisão do tema para a gestão das políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre os resultados da pesquisa destacam-se a grande concentração de artigos oriundos das regiões Sul e Sudeste (78,6%), significativa dispersão entre os periódicos analisados e respectivas áreas de concentração e expressiva concentração de autores vinculados a IES públicas (85,6%).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Corrêa Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Departamento de Bioquímica

Doutora em Biociências (UERJ). Bióloga/Bioquímica do Departamento de Bioquímica da UERJ.

Stanley Plácido da Rosa Silva, Instituto do Legislativo Paulista (ILP-ALESP).

Doutor em História Econômica (USP). Coordenador Acadêmico do Instituto do Legislativo Paulista (ILP-ALESP) e Executivo Público (afastado) do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

Fernandes, D. C., & Silva, S. P. da R. (2021). ANÁLISE PRELIMINAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(2), 370–384. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p370-384