A FORMAÇÃO DOCENTE COMO RESISTÊNCIA AO DIREITO DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA BRASILEIRA

Autores

  • Aureliana Silva Tavares doutoranda da Universidade Federal da Paraiba
  • Ringson Gray Monteiro de Tolêdo Universidade Federal da Paraíba
  • Janine Marta Coelho Rodrigues Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p43-51

Palavras-chave:

Educação. Democracia. Formação docente.

Resumo

A construção do olhar crítico para a educação depende do quanto você pode compreender as transições no sistema sócio, político e econômico do seu país. A formação docente é um viés condutor desse entrelaçar que constitui a relação triangular entre: educação – docentes – discentes. É través de uma formação crítica, problematizadora, questionadora, reflexiva que podemos construir profissionais resistentes aos dilemas da atual educação brasileira. A democracia existirá quando passarmos a exercermos nosso papel na sociedade independente da nossa situação sócio – cultural. O artigo desenvolvido através de uma pesquisa descritiva possibilitou uma análise aprofunda do aporte teórico e documental que subsidiou a discursão ao longo do texto. Para tanto, podemos admitir que a construção de uma educação democrática que apresente uma equidade social só acontecerá quando nós educadores buscarmos compreender nosso papel na sociedade e passarmos de meros espectadores das mudanças ocorridas na educação e começarmos a atuar de forma significativa levando informações necessárias a classe marginalizada que faz parte da sociedade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aureliana Silva Tavares, doutoranda da Universidade Federal da Paraiba

Doutoranda do Programa de Pós Graduação do Centro de Educção da Universidade FEderal da Paraíba

Ringson Gray Monteiro de Tolêdo, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa. Paraíba

Janine Marta Coelho Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Professora PhD Titular do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa. Paraíba.

Downloads

Publicado

2022-05-09

Como Citar

Tavares, A. S., Tolêdo, R. G. M. de ., & Rodrigues, J. M. C. . (2022). A FORMAÇÃO DOCENTE COMO RESISTÊNCIA AO DIREITO DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA BRASILEIRA. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(3), 43–51. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p43-51

Edição

Seção

Artigos