VIOLÊNCIA NA INTIMIDADE DE JOVENS – REFLEXÕES A LUZ DA LITERATURA

Autores

  • Daniel Cerdeira de Souza Universidade Federal do Amazonas, FAPSI - Faculdade de Psicologia.
  • Iolete Ribeiro da Silva Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFAM. Universidade Federal do Amazonas, FAPSI - Faculdade de Psicologia
  • Eduardo Jorge San'Tana Honorato Professor no Programa de Mestrado Profissionalizante em Saúde da Família (Abrasco-Fiocruz).

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2020v8n3p37-50

Palavras-chave:

Violência na Intimidade, Jovens, Relacionamentos abusivos

Resumo

Este estudo tratou-se de um recorte teórico de uma dissertação de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas e discute o fenômeno da violência na intimidade de jovens com idade entre 15-29 anos aluz de uma revisão de literatura de cunho narrativo em abordagem qualitativa. Analisamos livros, artigos e dissertações que pudessem contribuir com o enriquecimento teórico reflexivo da proposta. Os achados foram analisados a partir de uma perspectiva descritiva e crítica. Os resultados apontam para a violência como um problema de ordem social que atinge o espaço privado das relações íntimas, sendo a violência na intimidade de jovens a expressão da violência de gênero, onde a gravidade da violência tende a aumentar com o passar do tempo na relação. Jovens em situação de violência na intimidade quase nunca procuram ajuda profissional para lidar com essa questão e não saem do relacionamento e quando conseguem sair, acabam por se envolver com relacionamentos abusivos crônicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Cerdeira de Souza, Universidade Federal do Amazonas, FAPSI - Faculdade de Psicologia.

Psicólogo, Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, Mestre em Psicologia Social. Universidade Federal do Amazonas, FAPSI - Faculdade de Psicologia. Avenida Rodrigo Otávio, Japiim, CEP: 69077000 - Manaus, AM - Brasil. E-mail: dancerdeira01@gmail.com. Telefone: (92) 98276-0221.

Iolete Ribeiro da Silva, Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFAM. Universidade Federal do Amazonas, FAPSI - Faculdade de Psicologia

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pela UnB. Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFAM. Universidade Federal do Amazonas, FAPSI - Faculdade de Psicologia. Avenida Rodrigo Otávio, Japiim, CEP: 69077000 - Manaus, AM – Brasil. E-mail: iolete.silva@gmail.com. Telefone: (92) 98235-7650.

Eduardo Jorge San'Tana Honorato, Professor no Programa de Mestrado Profissionalizante em Saúde da Família (Abrasco-Fiocruz).

Psicólogo, Doutor em Saúde Pública - Saúde da Criança e da Mulher, com ênfase em Sexualidade, Reprodução, Gênero e Saúde, pela Fiocruz (IFF-RJ). Professor Adjunto na Escola Superior de Ciências da Saúde – (ESA/UEA). Professor no Programa de Mestrado Profissionalizante em Saúde da Família (Abrasco-Fiocruz). Av. Carvalho Leal, 1777 - Cachoeirinha, Manaus - AM, 69065-001Escola Superior de Ciências da Saúde ESA UEA. E-mail: eduhonorato@hotmail.com. Telefone: (92) 98141-4411.

Downloads

Publicado

2020-04-15

Como Citar

de Souza, D. C., da Silva, I. R., & Honorato, E. J. S. (2020). VIOLÊNCIA NA INTIMIDADE DE JOVENS – REFLEXÕES A LUZ DA LITERATURA. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 8(3), 37–50. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2020v8n3p37-50

Edição

Seção

Artigos