O papel dos livros e das apostilas de Geometria Analítica na configuração de uma disciplina acadêmica

Autores

  • Susana Ribeiro Soares Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas - Campus Barbacena - IFET.
  • Maria Cristina Araújo de Oliveira Departamento de Matemática e do PPG em Educação Matemática da UFJF .

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2016v5n1p33-44

Palavras-chave:

Geometria Analítica, Ensino de Geometria Analítica, Livros de Geometria Analítica, História da educação matemática, História das disciplinas acadêmicas.

Resumo

O artigo trata historicamente da configuração da disciplina de Geometria Analítica ministrada na Universidade Federal de Juiz de Fora a partir do final da década de 1960. A publicação de apostilas de Geometria Analítica de autoria de um professor dessa instituição desempenhou função importante na estruturação da disciplina. Um levantamento bibliográfico das publicações de livros textos de Geometria Analítica e a análise de outras fontes tais como, entrevistas, cadernos de aluno e de professor, permitiram compreender a importância que essa produção local teve diante da necessidade de ensinar e aprender. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susana Ribeiro Soares, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas - Campus Barbacena - IFET.

Professora de Matemática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas - campus Barbacena.

Mestra em Matemática (Mestrado Profissional em Educação Matemática -UFJF)

Maria Cristina Araújo de Oliveira, Departamento de Matemática e do PPG em Educação Matemática da UFJF .

Professora do departamento de Matemática e do PPG em Educação Matemática da UFJF - Doutora em Educação.

Downloads

Publicado

2016-06-04

Como Citar

Soares, S. R., & de Oliveira, M. C. A. (2016). O papel dos livros e das apostilas de Geometria Analítica na configuração de uma disciplina acadêmica. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 5(1), 33–44. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2016v5n1p33-44

Edição

Seção

Artigos