Uma Breve Compreensão Psicológica Sobre as Inconstâncias Emocionais na Gravidez e na Maternagem

Autores

  • Matheus Batalha Moreira Nery Universidade Tiradentes
  • Álvaro Macel Dantas Alves de Almeida Graduando em Psicologia
  • Maria Cristielle da Silva Santos Graduanda em Psicologua

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2012v1n1p63-72

Palavras-chave:

Emoções, Gravidez, Maternagem

Resumo

Este trabalho busca uma breve compreensão psicológica sobre as inconstâncias emocionais na gravidez e na maternagem. Considerando que a emoção revela uma série de comportamentos e atitudes, buscamos compreender como isto implica na relação mãe-bebê. O período gestacional é responsável por várias mudanças significativas no universo feminino e o significado que recebe hoje é diferente do símbolo que recebia em séculos passados. Ser mãe nos dias atuais está atrelado a uma série de responsabilidades, uma vez que hoje a mulher passou por um processo de independência, podendo escolher entre ser mãe ou não, pensando mais na sua inserção e permanência estável no mercado de trabalho. A nossa proposta é demonstrar a importância do conhecimento voltado às relações primárias, uma vez que estas são mediadoras dos comportamentos de novos sujeitos. Ressaltamos ainda aspectos das mulheres na atualidade, bem como a nova concepção do estar grávida, das emoções na gravidez e a relação mãe-bebê. Este estudo poderá servir de construto para futuras pesquisas, que ressaltam a importância de um suporte psicológico na gestação e nos primeiros anos de vida do bebê, bem como para profissionais da área de saúde que desejam uma compreensão sobre os implicados nesta relação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Batalha Moreira Nery, Universidade Tiradentes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tiradentes (2003), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é Professor Titular da Universidade Tiradentes, instituição onde é responsável pela Coordenação de Pesquisa. Atua principalmente nos seguintes temas: políticas públicas para educação; desenvolvimento acadêmico e vida estudatil; desenvolvimento de instrumentos de gestão acadêmica; epistemologia e metodologia científica para psicologia.

Downloads

Publicado

2012-09-29

Como Citar

Nery, M. B. M., Almeida, Álvaro M. D. A. de, & Santos, M. C. da S. (2012). Uma Breve Compreensão Psicológica Sobre as Inconstâncias Emocionais na Gravidez e na Maternagem. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 1(1), 63–72. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2012v1n1p63-72

Edição

Seção

Artigos