EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL: ORIGEM, LEGISLAÇÃO E SEU REFLEXO EM MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Kleide Ferreira de Jesus Universidade Católica Dom Bosco
  • Heitor Queiroz de Medeiros Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p670-685

Resumo

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da pesquisa que está sendo desenvolvida no Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), na linha de pesquisa Diversidade Cultural e Educação Indígena, e tem como objetivo analisar as políticas públicas dos fundamentos da educação do campo e o seu reflexo no estado de Mato Grosso do Sul, com base a partir das reflexões de autores que abordam o tema. A metodologia baseia-se na análise bibliográfica e documental, destacando-se: a Constituição Federal (1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN-9394/96) e o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, dentre outras legislações. Os resultados mostram que por meio da luta dos movimentos sociais reconhece-se a regulamentação das necessidades em atendimento à escola do campo.

Palavras-chave: Educação. Educação do Campo. Políticas Públicas. Legislações. Movimentos Sociais.

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Publicado

2021-11-29

Como Citar

Ferreira de Jesus, K., & Queiroz de Medeiros, H. (2021). EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL: ORIGEM, LEGISLAÇÃO E SEU REFLEXO EM MATO GROSSO DO SUL. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(2), 670–685. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p670-685