CULTURA E A CRÍTICA SOBRE UM CONSENSO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Fernanda da Silva Lima Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
  • Bruna Baggio Crocetta Mestra em Direito pela UNESC, mestra em Desenvolvimento Socioeconômico pela Unesc, bacharel em Direito pela UNESC. http://orcid.org/0000-0002-0170-2456

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p300-314

Palavras-chave:

Comunidades Indígenas, Cultura, Direitos humanos, Interculturalidade.

Resumo

O presente artigo faz uma discussão sobre o termo cultura, a fim de verificar se é possível alcançar um consenso sobre os direitos humanos considerados fundamentais e que devem ser resguardados a todos os seres humanos para que todos possuam uma existência digna. O artigo traz como problema central: verificar se a matriz intercultural dos direitos humanos poderá apresentar propostas dialógicas capazes de conferir a garantia desses direitos a partir do reconhecimento de suas identidades e das suas diferenças. Tem como objetivo trazer a reflexão sobre uma possível solução para a coexistência harmônica entre todas as culturas do globo através da matriz intercultural dos direitos humanos. Para o desenvolvimento do trabalho é importante estudar os desdobramentos conceituais acerca de cultura, diálogo intercultural e povos indígenas. A análise da temática citará a questão indígena e a defesa de suas práticas culturais, a partir da concepção de um diálogo intercultural. A pesquisa utiliza o método de abordagem dedutivo, envolvendo técnica de pesquisa qualitativa, descritiva e bibliográfico e método de procedimento monográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda da Silva Lima, Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Doutora e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Direito da Unesc (Mestrado em Direito). Professora na disciplina de Direitos Humanos na UNESC. Assume a coordenação partilhada com a prof. Dra Lucy Cristina Ostetto do Núcleo de Pesquisa em Gênero e Raça (NEGRA/UNESC). Vice líder do Núcleo de Estudos em Direitos Humanos e Cidadania (NUPEC/UNESC).Pesquisadora na área de Direito Público com linha de pesquisa Direitos Humanos, Cidadania e novos direitos com interesse nos seguintes temas: teoria crítica dos direitos humanos, relações raciais, feminismos negros, infâncias, estudos pós-coloniais, decoloniais e anti-coloniais.

Bruna Baggio Crocetta, Mestra em Direito pela UNESC, mestra em Desenvolvimento Socioeconômico pela Unesc, bacharel em Direito pela UNESC.

Mestra em Direito pela UNESC, mestra em Desenvolvimento Socioeconômico pela Unesc, bacharel em Direito pela UNESC.

Downloads

Publicado

2021-08-04

Como Citar

Lima, F. da S., & Crocetta, B. B. (2021). CULTURA E A CRÍTICA SOBRE UM CONSENSO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(2), 300–314. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p300-314