EVIDENCIAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS POR ENTIDADES BANCÁRIAS PARTICIPANTES DA CARTEIRA DO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL ISE

Autores

  • Neila Aparecida dos Santos Figueredo Universidade Luterana do Brasil
  • Adriano Barreira de Andrade Universidade Luterana do Brasil
  • Thaysi Castro Coelho Andrade Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)
  • Thalyson Renan Bitencourt Machado Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2020v8n3p121-135

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Balanço Social, NBC T-15.

Resumo

Este trabalho de pesquisa teve como finalidade analisar a evidenciação de informações socioambientais por entidades bancárias participantes da carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), em conformidade com a NBC T-15. Buscou-se como objetivo investigar se as principais informações sociais e ambientais divulgadas das Demonstrações contábeis de três entidades bancárias listadas no ISE, Banco Santander, Banco do Brasil e Banco Bradesco, atendem as orientações da NBC T-15, as empresas receberam instruções para realizar a evidenciação de suas demonstrações contábeis em seus relatórios anuais. Cumprindo com suas responsabilidades diante de uma sociedade cada dia mais exigente, deixando claro seus interesses por investir em entidades que não buscam apenas o lucro financeiro, mas que se preocupam com a sustentabilidade. A natureza da pesquisa foi qualitativa, quanto aos objetivos, estes foram de forma exploratória e descritiva. Sobre o procedimento metodológico, utilizou-se a pesquisa documental para a coleta de dados no período de 2015 a 2017. Em relação aos resultados obtidos, segundo as informações disponibilizadas pelos bancos, concluiu-se que, de forma geral, os quesitos foram atendidos em sua maioria. Os investimentos sociais e ambientais estão presentes em seus relatórios demonstrando de forma significada e positiva o poder de influência que estas três entidades bancárias possuem em relação a sociedade e ao meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neila Aparecida dos Santos Figueredo, Universidade Luterana do Brasil

Bacharel em Ciências contábeis pela Universidade Luterana do Brasil

Adriano Barreira de Andrade, Universidade Luterana do Brasil

Bacharel em ciências contábeis, mestre em ensino e professor na ULBRA

Thaysi Castro Coelho Andrade, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Engenheira Ambiental (UFT), Mestre em engenharia ambiental (UFT), Doutora em Biodiversidade e Biotecnologia (UFT), Professora Doutora do curso de engenharia agronômica da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Thalyson Renan Bitencourt Machado, Universidade Luterana do Brasil

Bacharel em ciências contábeis, mestre em ciências contábeis, professor do curso de ciências contábeis da Universidade Luterana do Brasil.

Downloads

Publicado

2020-04-15

Como Citar

Figueredo, N. A. dos S., Andrade, A. B. de, Andrade, T. C. C., & Machado, T. R. B. (2020). EVIDENCIAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS POR ENTIDADES BANCÁRIAS PARTICIPANTES DA CARTEIRA DO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL ISE. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 8(3), 121–135. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2020v8n3p121-135

Edição

Seção

Artigos