A importância do estágio curricular na formação profissional do assistente social

Autores

  • Elisangela Moura Santos Universidade Tiradentes
  • Ana Celia Goes Melo Soares Universidade Tiradentes
  • Alcione Braz Silva
  • Greice Rodrigues de Oliveira
  • Liete Rosa de Araújo
  • Maria Aparecida Garcia Moura

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2013v1n3p51-60

Palavras-chave:

Estágio em Serviço Social, Formação Profissional, Legislações Reguladoras

Resumo

O estágio é uma etapa de suma importância no processo de formação acadêmica, devendo proporcionar ao aluno discussões e esclarecimentos sobre a prática do Assistente Social, identificando desafios e possibilidades de intervenção frente às demandas profissionais. Este é um espaço que acompanha o Serviço Social desde a sua origem, perpassando pelas mudanças societárias que influenciaram a profissão, principalmente, depois de 1980 em que se pode ver o surgimento de leis para regular o estágio como lócus de ensino-aprendizagem e a adquirir o mesmo status das demais disciplinas que fundamentam a prática profissional. Tais legislações são: Diretrizes Curriculares de 1996, Lei de Regulamentação da Profissão de 1996, Resolução CFESS nº 533/2008 e a Política Nacional de Estágio. Diante do exposto acima, o presente artigo propõe-se a discutir sobre o estágio curricular na formação profissional do Serviço Social, abordando os aspectos históricos, sua relação com a teoria e a prática, os papéis assumidos pelos supervisores, assim como os desafios desse processo de formação para o exercício profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisangela Moura Santos, Universidade Tiradentes

Assistente Social, pós-graduanda em Residência Integral Multiprofissional em Saúde Coletiva pela Universidade Tiradentes em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju.

Ana Celia Goes Melo Soares, Universidade Tiradentes

Professora dos cursos de Serviço Social e Medicina e Tutora da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva da Universidade Tiradentes.

Alcione Braz Silva

Assistente Social graduada pela Universidade Tiradentes.

Greice Rodrigues de Oliveira

Assistente Social graduada na Universidade Tiradentes.

Liete Rosa de Araújo

Assistente Social formada pela Universidade Tiradentes.

 

 

 

Maria Aparecida Garcia Moura

Assistente Social graduada pela Universidade Tiradentes e Mestranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe.

Downloads

Publicado

2013-06-28

Como Citar

Santos, E. M., Soares, A. C. G. M., Silva, A. B., Oliveira, G. R. de, Araújo, L. R. de, & Moura, M. A. G. (2013). A importância do estágio curricular na formação profissional do assistente social. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 1(3), 51–60. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2013v1n3p51-60

Edição

Seção

Artigos