A ESCRITA SIMPLES COMO ESTRATÉGIA DE ACESSIBILIDADE PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p215-228

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Escrita Simples, Acessibilidade

Resumo

Os resultados de pesquisa científica, publicados em teses, dissertações e artigos, podem ser complexos e de difícil entendimento e acesso para a população em geral. Neste estudo exploratório foram analisados e reescritos cinco resumos científicos, a partir da aplicação de técnica de Escrita Simples (ES), com vistas à acessibilidade do conteúdo para Divulgação Científica (DC) a todos os públicos, incluindo pessoas com deficiência intelectual e/ou transtornos invasivos do desenvolvimento. As adaptações feitas nos resumos, sob a ótica da ES, permitiram elaborar 12 diretrizes iniciais, como estratégia para tornar mais equânime o acesso à DC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Peduzzi Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Designer na CWI Software, Doutorando em Design no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Design pelo UniRitter.

Eduardo Cardoso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Departamento de Design e Expressão Gráfica e Professor Colaborador no PGDesign da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign - UFRGS).

Ygor Corrêa, Universidade de Caxias do Sul

Pós-Doutorando em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Fúlvia Spohr, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Professora do Departamento de Educação e Humanidades da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Vinicius Gadis Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto no Departamento Interdisciplinar - Campus Litoral Norte e PGDesign (UFRGS). Doutor em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2021-06-28

Como Citar

Peduzzi Gomes, R., Cardoso, E., Corrêa, Y., Spohr, F., & Gadis Ribeiro, V. (2021). A ESCRITA SIMPLES COMO ESTRATÉGIA DE ACESSIBILIDADE PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(2), 215–228. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p215-228