PREOCUPAÇÕES DE HOMENS-PAIS DURANTE A GESTAÇÃO: GÊNERO, SAÚDE E POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p11-26

Palavras-chave:

paternidade, masculinidade, gênero e saúde, política pública

Resumo

O presente estudo, qualitativo, descritivo e exploratório, teve como objetivo conhecer as preocupações dos homens-pais durante a gravidez. Foi adotada a técnica de saturação para determinar o número de entrevistas, que foram aplicadas a dez homens cujas mães de seus filhos realizavam pré-natal no IFF/Fiocruz. Foi utilizada a análise de conteúdo na modalidade temática no material coletado. Verificou-se que as preocupações dos homens-pais são atravessadas por responsabilidades e por demandas específicas. A preocupação com a saúde da gestante e do bebê foi a mais expressiva, se caracterizando pelo medo de reviver experiências que não foram positivas, pelo receio de um parto conturbado que pudesse resultar em óbito, pelo temor de que a criança pudesse nascer com uma situação complexa de saúde e pela descrença no serviço público de saúde. Também foi identificada uma preocupação com a reprodução social familiar. As políticas públicas e os direitos trabalhistas não têm proporcionado condições favoráveis para que os homens dediquem maior tempo aos cuidados com as crianças, mostrando que as próprias políticas, normativas e legislações oficializam a mulher como principal cuidadora das crianças. Os serviços e as produções científicas ainda não exploram com intensidade as questões levantadas por esses homens, indicando a necessidade e a importância de reconhecê-los como protagonistas nos cuidados, enxergando outros atores para além da gestante que também demandam atenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Rebouças Fernandes

Assistente Social (UFRJ). Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente Cronicamente Adoecidos (IFF/Fiocruz). Mestra em Políticas Públicas em Direitos Humanos (UFRJ).

Downloads

Publicado

2022-05-09

Como Citar

Fernandes, C. R. (2022). PREOCUPAÇÕES DE HOMENS-PAIS DURANTE A GESTAÇÃO: GÊNERO, SAÚDE E POLÍTICAS PÚBLICAS. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(3), 11–26. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p11-26

Edição

Seção

Artigos