O ENSINO MORAL E CÍVICO COMO PRINCÍPIOS EDUCATIVOS NA FORMAÇÃO DOS CIDADÃOS

Autores

  • Thiago Passos Tavares Universidade Tiradentes
  • Marlton Fontes Mota Universidade Tiradentes
  • Dinamara Garcia Feldens Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2020v8n3p422-434

Palavras-chave:

Aprendizagem. Direito. Didática. Educação. Ensino.

Resumo

Esta pesquisa objetiva identificar o ensino moral e cívico como princípios educativos na formação dos cidadãos e traz reflexões sobre o ensino jurídico, a partir de suas políticas, ações e diretrizes institucionais. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa na qual se utilizou como instrumento para levantamento dos dados a partir de uma consulta semiestruturada a livros e artigos científicos. Foram empregados procedimentos metodológicos pautados em estudos descritivos e exploratórios como: levantamento bibliográfico. Os resultados obtidos revelam que para que aconteça um real desenvolvimento humano, com progressos substanciais e significantes, torna-se necessário a melhoria na qualidade da educação, tendo em vista que números por si só não representam um verdadeiro progresso de uma nação e sim um falso desenvolvimento desta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Passos Tavares, Universidade Tiradentes

Mestrando em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes. Especialista em Direito Público pela Estácio de Sá. Bacharel em Direito da Univeridade Tiradentes.  Pós-Graduado em Administração Pública Municipal da Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade Estácio de Sá - FASE. Graduado em Gestão Pública pela Unit. Mediador judicial na Justiça Federal. Advogado.

Marlton Fontes Mota, Universidade Tiradentes

Doutorando em Educação pela Unit. Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes Professor de Graduação e Pós-graduação em Direito da Universidade Tiradentes. Especialista em Processo Civil. Advogado.

Dinamara Garcia Feldens, Universidade Federal de Sergipe

Pós-Doutorado pela Universidade Complutense de Madrid UCM, na área de Filosofia da Educação. Doutora em Educação pela UNISINOS na Universidade de Sorbonné. Mestrado em Educação pela Universidade do Vale dos Rios dos Sinos – UNISINOS, Paris V, França. Licenciatura em História (1996) Pesquisadora e professora da Universidade Federal de Sergipe.

Downloads

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Tavares, T. P., Mota, M. F., & Feldens, D. G. (2020). O ENSINO MORAL E CÍVICO COMO PRINCÍPIOS EDUCATIVOS NA FORMAÇÃO DOS CIDADÃOS. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 8(3), 422–434. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2020v8n3p422-434

Edição

Seção

Artigos