DAS LEIS INCLUSIVAS ÀS PRÁTICAS SOCIAIS NO ÂMBITO DE UMA SOCIEDADE PARA TODOS

Autores

  • Ringson Monteiro Toledo Mestrando da Universidade Federal da Paraiba
  • Aureliana da Silva Tavares
  • Janine Marta Coelho Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p596-607

Palavras-chave:

Leis inclusivas. Práticas sociais. Sociedade para todos.

Resumo

o presente artigo busca apresentar alguns fatores que subsidiam a construção de uma sociedade para todos, em que haja menos desigualdade social e que as pessoas com deficiências possam exercer seu papel de cidadão, passando de uma vida segregada a uma vida ativa, social, participativa. A Lei Brasileira de Inclusão ou Estatuto da Pessoa com Deficiência de 2016 deu aparato legal e constitucional a tais visões, fazendo com que a luta por ações sociais inclusivas sejam uma luta ideológica, de ações atitudinais. A inclusão de todos deve transpor as barreiras da exclusão. Essa luta existe e persiste para que as pessoas com deficiências, as que sofrem preconceitos de ordem racista, religiosa, sexual, linguística, cultural ou social possam ter as mesmas oportunidades de desenvolvimento e de prática social daqueles que não sofrem tais situações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aureliana da Silva Tavares

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, João Pessoa- Paraíba -Brasil; Membro do Grupo de Pesquisa sobre Formação Docente.

Janine Marta Coelho Rodrigues

Pós-Doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC; Professora Titular ao Departamento de Habilitações Pedagógicas, do Centro de Educação – UFPB; Credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFPB; Líder do Grupo de Pesquisa sobre Formação Docente – GPFD/ UFPB, João Pessoa- Paraíba -Brasil.

Downloads

Publicado

2021-11-29

Como Citar

Toledo, R. M., da Silva Tavares, A., & Coelho Rodrigues, J. M. . (2021). DAS LEIS INCLUSIVAS ÀS PRÁTICAS SOCIAIS NO ÂMBITO DE UMA SOCIEDADE PARA TODOS. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(2), 596–607. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p596-607