A COMUNIDADE SURDA NO MERCADO DE TRABALHO PERCURSOS DA EDUCAÇÃO À INCLUSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p102-115

Palavras-chave:

Educação Surda, Inclusão, Mercado de Trabalho.

Resumo

Desde os primórdios o homem procura toda forma de lutar pela sua sobrevivência para satisfazer suas necessidades básicas: morar, vestir-se e alimentar-se. A essa luta incessante foi atribuído o termo trabalho. Com o passar dos tempos, o advento da tecnologia e um mercado cada vez mais exigente, a relação empregado-empregador foi se transformando e a mão de obra humana sendo aos poucos substituída pelas máquinas contribuindo para o crescente nível de desemprego no Brasil e no mundo. Assim como crescente é o número de pessoas que apresentam algum tipo de deficiência e uma parcela significativa tem deficiência auditiva. Diante deste cenário, o presente trabalho traz uma reflexão sobre como se encontra o mercado de trabalho para o cidadão que tem surdez, por conseguinte, o acesso à educação dificultado pela falta de acessibilidade, profissionais despreparados e falta de políticas públicas que viabilizem e amparem a sua inclusão e permanência no mercado de trabalho. Através de uma pesquisa bibliográfica e documental, valendo-se de artigos, livros e também de questionário realizado a uma empresa de intermediação de mão-de-obra, trazemos à luz os desafios da comunidade surda para sacralizar a sua condição de cidadão que tem direitos ao trabalho protegidos pela Lei nº 8.112/90 e da Lei nº 8.213/91. Chegamos à conclusão de que ainda que tenha havido um crescimento nas demandas de acesso à educação e trabalho para os surdos, é necessário desenvolver políticas públicas de permanência que garantam o direito ao trabalho. Pois ainda está longe de ser uma inclusão de fato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yuri Miguel Macedo, UFSB-UFES

Professor Pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Espirito Santo, Professor Bolsista na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu Formação de Professores em Letras-Libras (CAPES), licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança - FABIBE, Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira, Especialista em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: Identidade, Cultura, Classe, Gênero, Educação Inclusiva, Educação, Devoções, Transversalidade, Africanidades e Ancestralidade. Coordenador do Grupo de Pesquisa Educação Transversal (UFES) e atua como vice coordenador do Grupo de Pesquisa Erê-Ecoa (UFES). Integrante da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).

Downloads

Publicado

2022-05-09

Como Citar

Macedo, Y. M. (2022). A COMUNIDADE SURDA NO MERCADO DE TRABALHO PERCURSOS DA EDUCAÇÃO À INCLUSÃO. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(3), 102–115. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p102-115

Edição

Seção

Artigos