ETNICIDADE E RESISTÊNCIA CULTURAL

Autores

  • Luiz Antonio Dias Mestre e Doutor em História Social (UNESP/Assis); Professor do Programa de História (PUCSP) e do Programa em Ciências Humanas (nível: Mestrado) da UNISA/SP. http://orcid.org/0000-0001-8834-442X
  • Alzira Lobo de Arruda Campos Professora Titular do Programa em Ciências Humanas (nível: Mestrado) da UNISA/SP
  • Marília Gomes Ghizzi Godoy Professora Titular do Programa em Ciências Humanas (nível: Mestrado) da UNISA/SP

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v8n2p65-80

Palavras-chave:

Etnicidade, questão racial, raça negra, resistência cultural

Resumo

Com o propósito de contribuir para a compreensão da tomada de posição política do movimento negro, consubstanciada pelo dia nacional da "Consciência Negra", este artigo reflete sobre debate historiográfico e a apropriação de conceitos sobre raça, cultura e etnicidade por correntes ideológicas interessadas em continuar a ver os negros como seres inferiores, aptos à subjugação "branca", em um passado sempre reatualizado. Nesse sentido, abordam-se teorias sobre o tema, verificando a sua vigência na marcha dos afrodescendentes brasileiros para a conquista de uma cidadania plena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Antonio Dias, Mestre e Doutor em História Social (UNESP/Assis); Professor do Programa de História (PUCSP) e do Programa em Ciências Humanas (nível: Mestrado) da UNISA/SP.

Doutor em História UNESP/Assis, Pós-doutorado pela Universidad de Córdoba. Professor do Programa de Pós-Graduação em História da PUC/SP, professor do programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (UNISA). Pesquisador do Cehal (Centro de Estudos de História da América Latina).

Alzira Lobo de Arruda Campos, Professora Titular do Programa em Ciências Humanas (nível: Mestrado) da UNISA/SP

Mestra e Doutora em História Social (USP/SP); Livre-docente em Metodologia da História (UNESP/FRANCA);

Marília Gomes Ghizzi Godoy, Professora Titular do Programa em Ciências Humanas (nível: Mestrado) da UNISA/SP

Mestra em Antropologia Social (USP); Doutora em Psicologia Social (PUC-SP);

Downloads

Publicado

2019-09-04

Como Citar

Dias, L. A., Campos, A. L. de A., & Godoy, M. G. G. (2019). ETNICIDADE E RESISTÊNCIA CULTURAL. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 8(2), 67–82. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v8n2p65-80

Edição

Seção

Artigos