UM MUSEU PARA TODOS: CIÊNCIA TÁTIL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Erica Cristina Nogueira Universidade Federal Fluminense
  • Bruna Wendhausem Enne
  • Juan Lucas Nachez

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n1p90-102

Palavras-chave:

Museus e Centros de Ciências, Acessibilidade, Inclusão

Resumo

Esta pesquisa aborda a questão da acessibilidade na Casa da Descoberta, avalia e identifica as obras inclusivas para as pessoas com deficiência visual disponíveis no espaço do museu. Em especial, abordaremos o processo de estudo e confecção de uma réplica acessível para o público com deficiência visual do experimento “Porquinho Virtual”, obra que aborda conceitos de óptica. Os conceitos de óptica possuem um alto grau de abstração, o que dificulta a sua assimilação por pessoas com deficiência visual. Para que o cego tenha uma vivência similar ao visitante vidente, a réplica deve, além de ser fisicamente idêntica à original, ser fiel aos conceitos da física que abrange. Além de expor como foi realizada a réplica acessível apresentaremos uma proposta de mediação a ser utilizada junto com o equipamento. Acreditamos que o desenvolvimento de propostas de mediação e comunicação sensoriais são o caminho para que todos os visitantes com deficiência visual possam ter experiências individuais significativas ao interagirem com as exposições existentes nos museus.

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Biografia do Autor

Erica Cristina Nogueira, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em Física pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (2003), doutorado em Física pelo Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora colaboradora junto ao LIneA (Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia). Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astronomia Dinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: formação e evolução do Sistema Solar, migração planetária, controle orbital, vigilância espacial. Também possui experiência em Ensino de Física e Astronomia, atuando na área de educação inclusiva, formação continuada e popularização da ciência. Desde janeiro de 2020 é diretora da Casa da Descoberta - o centro de Divulgação Científica da Universidade Federal Fluminense

Bruna Wendhausem Enne

Acadêmica de Engenharia Química da Universidade Federal Fluminense – UFF

Juan Lucas Nachez

Doutor em Física pela Universidade Nacional de Rosario;
Professor da Universidade Federal Fluminense – UFF.

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Publicado

2021-03-26

Como Citar

Nogueira, E. C., Wendhausem Enne, B. ., & Lucas Nachez, J. . (2021). UM MUSEU PARA TODOS: CIÊNCIA TÁTIL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(1), 90–102. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n1p90-102

Edição

Seção

NÚMERO TEMÁTICO – DEFICIÊNCIA, ACESSIBILIDADE E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA